|

Natal: Cruzex abre portões para visitação pública






Com os portões abertos para a população, a Base Aérea de Natal recebeu muitos interessados em ver de perto aeronaves de combate que participam do exercício Cruzex 5. Neste sábado, os visitantes puderam ver de perto caças do Brasil, Chile, Estados Unidos, França e Uruguai, que participam de simulação em cenário de guerra.

A maioria das pessoas que se dirigiu à Base Aérea foi em família, principalmente levando crianças para ter contato com os aviões. Um exemplo foi o casal Erac Gonçalves e Meire Soares, que levaram o filho Elias Eduardo, com 4 anos de idade, para ver um avião de perto pela primeira vez. “Esta é uma oportunidade única, de chegar perto de aeronaves de diferentes países. O pequeno está muito animado, tanto que já desceu do carro correndo e na hora de tirar uma foto queria passar da corda que isola o avião, para chegar bem pertinho”, conta Gonçalves.

O contato com as aeronaves militares foi marcante também para os deficientes visuais Damião de Melo e Paula Viviane, que foram ao local com a professora Bernadete Maia. Eles dizem que decidiram ir ao aeroporto após tomar conhecimento do evento através da matéria de um telejornal local e só não estavam totalmente satisfeitos pela proibição de se aproximar de todas as aeronaves. “Como não enxergamos, gostaríamos de poder tocar os aviões. Não dá para fazer isso em todos, mas chegamos o mais perto possível”, diz Viviane.

Entre as aeronaves expostas em parte do pátio do Aeroporto Internacional Augusto Severo, estavam os A-1, F-5, F-16, A-37 e Rafale, utilizados pelas forças armadas dos países que participam do exercício militar. Próximo aos aviões, havia uma feirinha, na qual eram comercializados artesanato, camisetas, bonés, bandeiras, aeromodelos e artigos das forças aéreas dos países integrantes desta edição da Cruzex.

A programação do sábado incluiu também uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça e, durante todo o dia, os visitantes tinham a possibilidade de pilotar virtualmente um avião T-27 - usado pela esquadrilha - em um simulador.

Fonte: TRIBUNA DO NORTE, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented