|

Esquadrilha da Fumaça - Show no céu de Boa Viagem






Ana Paula Neiva

Giros, piruetas. Olhos atentos para não perder nenhuma manobra. O rastro da fumaça branca do Esquadrão de Demonstração Aéreo (EDA), conhecido como Esquadrilha da Fumaça, tomou conta ontem do céu da Praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Durante cerca de meia hora, centenas de pessoas assistiram à apresentação do grupo, realizada em homenagem ao Dia da Força Aérea Brasileira (FAB), comemorado no dia 23 passado. As manobras radicais encantaram crianças e adultos. Comandada por um pernambucano, o tenente-coronel José Aguinaldo de Moura, 43, que é piloto da FAB com mais de 5,5 mil horas de voo, a esquadrilha deu um show. Hoje, às 16h, será a vez dos moradores de Caruaru, no Agreste, assistirem à apresentação.

O show com as sete aeronaves modelo Tucano aconteceu em frente ao Edifício Acaiaca, na Avenida Boa Viagem. Os pilotos executaram 24 sequências com 55 acrobacias. Uma das manobras que chamou mais atenção dos expectadores foi a da Bolota invertida, quando a aeronave voa com trem de pouso baixado e de maneira invertida. Uma posição que exige maior habilidade e esforço do piloto, uma vez que ele fica de cabeça para baixo e enfrenta a força de gravidade dobrada. A apresentação surpreendeu até quem já havia visto o esquadrão antes. "É muito bonito. Os pilotos estão de parabéns pelo desempenho técnico", elogiou o comerciante Maurício Gurabira, 31, que levou o filho, José Carlos, 3, pela segunda vez.

A publicitária Ramora Oliveira, 27, também foi conferir a esquadrilha e levou junto a filha Louise Oliveira, 3. "Meu cunhado é militar e sempre me falou da Esquadrilha da Fumaça. Decidi trazer minha filha para ver os aviões. Ela adorou", comentou. As aeronaves, pintadas com as cores da bandeira brasileira, decolaram da Base Aérea do Recife. A Aeronáutica montou um esquema especial de segurança na orla. No mar, uma lancha do Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros. Em terra, um caminhão-tanque dos bombeiros. Durante a exibição, a CTTU isolou o trecho entre as ruas Padre Carapuceiro e Antônio Falcão, na Avenida Boa Viagem.

Fonte: DIÁRIO DE PERNAMBUCO, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented