|

Comitiva de alunos do CPEA é destaque nas Regiões Sul e Centro-Oeste






aeroeletronicaAs regiões Sul e Centro-Oeste do Brasil foram palco da última viagem de estudos da comitiva de trinta e dois Oficiais-Alunos e seis Instrutores do Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais (CPEA/2010). A comitiva, chefiada pelo Comandante da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), pôde conhecer, entre os dias 22 e 26 de novembro, um pouco mais das particularidades dessas regiões e do trabalho desenvolvido pela Usina Hidrelétrica de Itaipu, Aeroeletrônica, Polícia Federal, Federação das Indústrias do Estado do Mato Grosso do Sul (FIEMS) e Comandos Militares do Sul e do Oeste, Quarto e Quinto Comandos Aéreos Regionais, Quinto e Sexto Distritos Navais e Bases Aéreas de Santa Maria, de Canoas e de Campo Grande.

A comitiva visitou, na segunda-feira (22/11), as instalações da Aeroeletrônica - AEL, empresa brasileira que se dedica há mais de duas décadas ao projeto, desenvolvimento, fabricação de produtos militares e civis, para aplicações em veículos aéreos, marítimos, terrestres, tripulados ou não e pioneira no fornecimento de sistemas para a aeronaves Tucano T-27 e para o caça ítalo-brasileiro A-1. A empresa AEL também possui certificados de qualificação do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico ( DIRMAB).

Nos dias 24, 25 e 26 de novembro, os oficiais-alunos tiveram a oportunidade de assistir a diversas palestras cujos temas enfatizaram os planos e programas em desenvolvimento nas expressões política, econômica e científico-tecnológico. Os temas abordados foram os seguintes: "Itaipu Binacional sob a ótica das Inteligências Estratégia e Operacional", "A atuação da Polícia Federal e sua contribuição para questões correlacionadas à Tríplice Fronteira e os Crimes Transnacionais", além do tema, "O Governo do Estado do Mato Grosso do Sul", ministrado pelo governador do Mato Grosso do Sul, André Puccionelli. Na ocasião, o governador destacou a importância da integração das Forças Armadas e os poderes na esfera civil. Na sua explanação, ressaltou o seguinte: "A contribuição desses homens é fundamental para nossa sociedade. Desde a garantia da soberania em nossa região à ajuda sempre rápida em diversas ações".

Na Base Aérea de Campo Grande (BACG), a comitiva participou de um jantar que contou com a presença do governador do Mato Grosso do Sul, do Tenente-Brigadeiro-do-Ar João Manoel Sandim de Resende, do General-de-Exército Renato Joaquim Ferrarezi, do Ministro Carlos Alberto Marques Soares, do Coronel Aviador Reynaldo Pereira Alfarone Júnior, do vereador Paulo Siufi Neto, entre outras autoridades.

A atividade que faz parte do Currículo Mínimo do Curso tem por objetivo justamente identificar a atuação nessas regiões, das Organizações Militares no âmbito Nacional da Defesa bem como a ampliação dos conhecimentos de cultura geral e militar aplicáveis ao desempenho das funções do mais alto nível da Aeronáutica.

Conforme dito pelo Coronel Aviador Paulo Henrique, oficial-aluno do CPEA, “ A missão foi de suma importância, tendo em conta a possibilidade de terem sido realizadas junto a várias organizações (civis e militares) que, de forma direta ou indireta, possuem vínculo com a Estratégia Nacional de Defesa (END)”.

basm

Fonte: ECEMAR



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented