|

Comissão aprova criação de carreira de apoio na Aeronáutica







Carol Siqueira - Marcos Rossi

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou na quarta-feira (10) a criação do Quadro de Oficiais de Apoio no Corpo de Oficiais da Ativa do Comando da Aeronáutica. A medida está prevista no Projeto de Lei 7521/10, do Poder Executivo.

O novo quadro será composto de profissionais de nível superior que exercerão funções de apoio à atividade-fim. Eles serão admitidos por meio de concurso público específico e aprovação em estágio de adaptação. Os alunos do estágio serão equiparados a primeiro-tenente.

De acordo com o Executivo, os oficiais de apoio serão profissionais de saúde, de ciências exatas e humanas, de infraestrutura e de atendimento sanitário. Essas funções, atualmente, são exercidas por servidores temporários que fazem parte do Quadro Complementar de Oficiais da Aeronáutica, carreira que será substituída pelos novos Oficiais de Apoio.

Mudanças

O relator da proposta, deputado Sebastião Bala Rocha (PDT-AP), alterou dois pontos do projeto em seu parecer, aprovado pela comissão.

Ele retirou do projeto um dispositivo que aumentava em cinco anos o limite máximo de idade para o ingresso no estágio de adaptação por integrantes do Quadro Complementar de Oficiais da Aeronáutica que estiverem na ativa. O projeto enviado pelo Executivo determina que os candidatos à nova carreira de oficial tenham entre 18 e 35 anos, mas aumenta para 40 anos o limite de quem já é do Quadro Complementar de Oficiais da Aeronáutica. Na avaliação de Bala Rocha, a existência de critérios diferenciados afronta o princípio de igualdade de oportunidade, motivo pelo qual excluiu do texto o benefício aos que já são militares.

Além disso, o parecer de Bala Rocha garante a todos os militares que não forem aprovados no estágio de adaptação o retorno à situação funcional anterior. O texto inicial só permite o retorno daqueles que forem integrantes do Quadro de Carreira da Aeronáutica, excluindo os servidores temporários.

Requisitos

Além de ser aprovado em concurso e se enquadrar no limite de idade estabelecido, para ser aceito no estágio de adaptação à nova carreira de Oficial de Apoio é necessário ainda que o candidato seja brasileiro nato; não tenha sido condenado ou responda a processo criminal na Justiça civil ou militar; e não tenha sido demitido do serviço público ou excluído do serviço militar por motivo disciplinar; entre outros requisitos.

Tramitação

O projeto, que tramita em regime de prioridade, ainda será analisado de forma conclusiva pelas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara de Notícias, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented