|

ITA terá apenas 120 vagas para 7.600 inscritos







Iara Oliveira

Começa a temporada de disputa de uma vaga para o ensino superior no País, com centenas de instituições de ensino com processo de abertura de inscrições. No Estado de São Paulo há uma grande disputa pelas escolas mais tradicionais, o que torna a vida do candidato ainda mais difícil, no sentido de uma concorrência brutal. Tanto que as 120 vagas para os cursos de engenharia do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), um dos vestibulares mais concorridos do País, serão disputadas por 7.600 inscritos: 63,3 candidatos por vaga. O total de inscritos é 17% maior em relação ao vestibular do ano passado.

Com 1.560 inscrições, São Paulo é a cidade com o maior número de candidatos, seguida por Rio de Janeiro, com 890 inscrições, e São José dos Campos, com 720 inscritos. Fortaleza e Campinas tiveram 630 e 400 candidatos inscritos, respectivamente.

Segundo o ITA, 23% dos candidatos são mulheres e 40% dos inscritos optaram pela carreira militar. O período de inscrições terminou no último dia 30, e as provas serão realizadas entre os dias 14 e 17 de dezembro. O resultado será divulgado no dia 30 de dezembro.

Para o vestibular deste ano foi derrubado, por recomendação do Ministério Público Federal, o limite de 23 anos de idade para os candidatos que optassem pela carreira militar. Por conta disso, as inscrições foram prorrogadas por dez dias, e nesse período o ITA recebeu mais 80 inscrições.

O ITA oferece cursos de engenharia aeronáutica, eletrônica, mecânica-aeronáutica, civil-aeronáutica, aeroespacial e engenharia de computação. O curso de engenharia aeroespacial é o mais novo oferecido pela instituição. A primeira turma, com dez alunos, ingressou no ano passado. "Eles fizeram a opção no terceiro ano e se formarão em 2012", conta o reitor do ITA, Reginaldo dos Santos.

Mestrado profissional

Estão abertas até 12 de outubro as inscrições no processo seletivo para o mestrado profissional de engenharia aeronáutica, criado para atender a Embraer. O curso se destina a engenheiros de todas as modalidades, formados há menos de três anos e com interesse em seguir carreira na área de desenvolvimento de aeronaves, segundo o Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Em 2010, a instituição completou 60 anos de existência.

Fonte: Diário Comércio, Indústria e Serviços, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented