|

Inaugurado Grupo de Acompanhamento e Controle do Projeto H-XBR






Mais uma etapa de implantação do projeto de fabricação, no Brasil, dos helicópteros EC725 para as Forças Armadas foi concluída na segunda-feira(4/10). Começou a funcionar nas dependências da Helibras, em Itajubá (MG), o Grupo de Acompanhamento e Controle (GAC), responsável por representar a Marinha, o Exército e a Aeronáutica em todos os assuntos referentes às novas aeronaves militares.

Composto inicialmente por sete oficiais das três forças sob a coordenação do Coronel-Engenheiro Mário Márcio Ramos Teixeira, o GAC deverá contar, no auge da fabricação dos EC725 no Brasil, com 12 integrantes.

A implantação do GAC é mais um marco importante no processo de expansão da Helibras, que se prepara, a passos largos, para receber as três primeiras unidades do helicóptero EC725, no mês de novembro de 2010.

Os integrantes do GAC em Itajubá irão trabalhar em regime integral nas instalações da Helibras, a exemplo dos integrantes de uma estrutura semelhante já implantada na Eurocopter, em Marignane, na França. O acompanhamento de todas as fases de construção dos EC725 por militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica faz parte da contrapartida assumida com o Ministério da Defesa, pelo consórcio Helibras-Eurocopter, garantindo a transferência e domínio de toda a tecnologia pelos brasileiros.

As instalações do GAC em Itajubá foram inauguradas com a presença do Tenente-Brigadeiro-do-Ar Ailton Pohlmann, Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), do Brigadeiro-Engenheiro Maurício Pazini Brandão, Chefe do Subdepartamento de Administração do DCTA, do Brigadeiro-do-Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), do General-de-Brigada Antonio de Pádua Barbosa, Diretor de Material da Aviação do Exército, do Capitão-de-Mar-e-Guerra Rômulo Brandão Dias, representando o Vice-Almirante Nelson Garrone, Diretor de Aeronáutica da Marinha, e o presidente da Helibras, Eduardo Marson.

Sobre o EC725

O contrato para a produção dos EC725 no Brasil foi assinado em 2008. Ele prevê a entrega de 50 unidades para as Forças Armadas e Presidência da República até 2021, com transferência de tecnologia e 50% de valor agregado nacional. A Helibras está construindo uma nova fábrica, em Itajubá, MG, para a construção desses helicópteros e já iniciou diversos treinamentos e intercâmbio de profissionais entre Brasil e França. As primeiras três aeronaves, fabricadas na França enquanto as obras estão em andamento, serão entregues até o final do ano.

Fonte: Agência Força Aérea/COPAC



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented