|

FAB faz treinamento para operações especiais no aeroporto de Dourados






Uma equipe da FAB (Força Aérea Brasileira) passou a semana em treinamento no Aeroporto Municipal “Francisco Matos Pereira”, em Dourados. O grupo, formado por 25 para-quedistas da Base Aérea do Rio de Janeiro, participou de atividades que servem como preparação para missões específicas em Mato Grosso do Sul, tanto como busca e resgate quanto em relação a operações especiais.

Segundo o coordenador do treinamento, capitão Igor Costa Cabral, o trabalho faz parte da rotina das equipes da FAB, desenvolvido somente nos aeroportos de regiões do Brasil estrategicamente bem localizadas e onde há estrutura e condições técnicas.

Com o processo de reestruturação do aeroporto de Dourados, que incluiu a ampliação da pista, modernização da sinalização e capacidade para receber aeronaves de médio e grande porte, a cidade foi incluída no treinamento da FAB, conforme explicou o administrador do Aeroporto, Diogo Felliphe Ferreira.

Com a remodelação de toda a estrutura do local, principalmente da pista, a equipe da FAB, com apoio do Exército Brasileiro por meio do comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, pode realizar todo o processo de treinamento. O trabalho foi dividido entre os aeroportos de Campo Grande e de Dourados, ambos em condições de concluir as séries de saltos de para-quedas que fazem parte das atividades da missão da FAB em operações especiais.

A equipe do Rio de Janeiro que esteve em Dourados se prepara para centralizar a Base Aérea em Campo Grande e esses treinamentos, conforme informou o tenente Alexandre de Souza Araújo, fazem parte do processo de mudança. Segundo ele, os para-quedistas da FAB cumprem uma rotina de preparação principalmente para as missões de busca e resgate e com a Base Aérea agora na capital é preciso conhecer bem a nova região de atuação.

O tenente Alexandre esclareceu que nesta nova área de cobertura, que inclui a região de fronteira, o aeroporto de Dourados propicia uma estrutura ideal para os treinamentos da equipe da FAB. Conforme relatou o tenente, além das condições de pista e sinalização, o tráfego aéreo bem menos intenso que o da capital possibilita a realização de todas as séries de atividades que servem como preparação contínua ao trabalho da FAB nas operações especiais.

Para o capitão Igor Costa Cabral, coordenador da equipe de para-quedistas da FAB que passa a atuar na Base Aérea de Campo Grande, as séries de saltos precisam ser feitas em aeroportos como o de Dourados. “O espaço da pista aqui atende as nossas necessidades, comporta o pouso e decolagem da aeronave C-105 Amazonas e o hangar disponibilizada à nossa equipe também conta com espaço e estrutura ideais. O fato do aeroporto aqui ser menos movimentado ajudou e muito. Só o vento forte dos últimos dias de treinamento acabou impossibilitando alguns saltos, mas no geral cumprimos mais uma preparação”, afirmou.

O grupo de para-quedistas da FAB da nova Base Aérea de Campo Grande em treinamento no aeroporto de Dourados já realizou diversas buscas e resgate pelo país. Uma das atuações foi no resgate dos destroços do avião da companhia aérea Gol, que caiu em mata no local conhecido como Serra do Cachimbo, no Mato Grosso, em 2006.

Fonte: Agora.MS, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented