|

Esquadrilha da Fumaça dá show de acrobacias em Lages e homenageia capitão






Apresentação foi a primeira na cidade após acidente que matou Anderson Amaro Fernandes

Juliana Debei

Um show de manobras radicais e um momento de homenagem e emoção no céu. Assim foi a apresentação da Esquadrilha da Fumaça nesta segunda-feira no Aeroporto de Lages. Em uma tarde de tempo aberto, com o sol brilhando para uma multidão, sete aviões levantaram voo para fazer as acrobacias, às 16h.

Durante 40 minutos, os pilotos mostraram habilidade sob os olhares atentos do público, a maioria em clima família, com crianças, adultos e idosos acompanhando cada manobra. Em uma delas, um coração foi desenhado em homenagem ao Capitão Anderson Amaro Fernandes, 34 anos, que morreu em uma queda durante uma apresentação em Lages, em 2 de abril. Uma frase no céu dizia: show continua. O momento foi de comoção e aplausos.

Esta foi a segunda apresentação da Esquadrilha da Fumaça em Santa Catarina após o acidente. A primeira foi no sábado, na Base Aérea de Florianópolis.

Imagem
Um coração foi desenhado no céu em memória do capitão morto em queda de aeronave em 2 de abril.

Ontem, durante todo o dia, o público pode conferir a exposições de aeronaves de caça e helicópteros na Base Aérea da Capital. Uma das atrações foi o avião Albatroz, utilizado no filme Os Mercenários, dirigido por Sylvester Stallone.

As crianças se divertiram e puderam ser fotografadas dentro dos caças, além de brincar em piscinas de bolinha e jogar futebol. Sobrevoos de aeronave Bandeirulha movimentavam o céu. Aviões do Aeroclube de Santa Catarina também participaram de apresentações.

Quem levou um quilo de alimento não-perecível participou dos sorteios promovidos pela Aeronáutica de voos panorâmicos. Entre os visitantes, 60 sortudos tiveram a oportunidade de sobrevoar Florianópolis em uma aeronave Brasília.

A Semana da Asa foi criada para marcar o primeiro voo de Santos Dumont, em 23 de outubro de 1906. A data foi escolhida como o Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira. A Semana da Asa é realizada desde a década de 1940 onde a Aeronáutica está presente.

60 anos de emoção

- A Esquadrilha originou-se na década de 1950. No começo, as acrobacias eram feitas na hora de folga.
- A fumaça foi incorporada em 1953. A aeronave utilizada era a NA T-6, em que foi acoplado a um tanque de óleo.
- Até 1969, a Esquadrilha era a única no mundo a utilizar aviões convencionais.
- A demonstração da Esquadrilha da Fumaça é realizada com sete aeronaves. São 25 sequências de acrobacias, quando o tempo está favorável, e 17 para condições restritivas.
- Em 1983, as aeronaves NA T-6 foram trocadas pelas T-27 Tucano. Em 2002, os aviões passaram a exibir as cores da Bandeira Nacional.
- Durante a apresentação, os pilotos conversam entre si via rádio. São orientações sobre a posição e o momento que será acionada a fumaça.
- Entre as manobras mais difíceis está o voo dorso, em que o avião vira de ponta-cabeça. Na posição, os comandos são operados de maneira invertida, o que dificulta o raciocínio rápido.

Fonte: Esquadrão de Demonstração Aérea (Esquadrilha da Fumaça).

Fonte: DIÁRIO CATARINENSE, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented