|

Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais visita países da OTAN






VIAGEM ESPANHAO Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais (CPEA/2010) da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR) realizou, entre os dias 08 e 19 de outubro, viagem de estudos a países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

A viagem à Europa do Século 21, que vive os novos desafios estabelecidos pelo Tratado de Lisboa, proporcionou aos Oficiais-Alunos do curso a possibilidade de conhecer a conjuntura de emprego do Poder Aeroespacial em organismos de Segurança Regional das Forças Armadas dos Estados-Membros da União Européia.

Os integrantes do curso foram divididos em três grupos distintos e, nessa ocasião, tiveram a oportunidade de conhecer plenamente a origem, o funcionamento e as perspectivas da Política Européia de Segurança e Defesa (PESD) de Portugal e Espanha (Grupo 1), Bélgica e França (Grupo 2) e Suécia e Alemanha (Grupo 3).

O Comandante da Força Aérea Portuguesa e seu Alto-Comando recepcionaram o grupo chefiado pelo Comandante da ECEMAR. A comitiva participou de palestras sobre as Forças Armadas de Portugal, o Instituto de Estudos Superiores Militares (IESM) e a Força Aérea Portuguesa (FAP). Após as explanações, a comitiva visitou a empresa OGMA Indústria Aeronáutica de Portugal, o que proporcionou a oportunidade de conhecer uma grande empresa européia de aeronáutica.

VIAGEM SUECIANa Espanha, o Embaixador do Brasil, Paulo César de Oliveira Campos, apresentou os aspectos conjunturais da Espanha e da relação com o Brasil. Além da palestra, os integrantes da comitiva conheceram, ainda, a Empresa Airbus Military e algumas de suas aeronaves como o A400M e o C-295, sendo esta última adquirida recentemente pela Força Aérea Brasileira.

Paralelamente, o grupo Bélgica/França, chefiado pelo Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), assistiu às palestras sobre Operações em curso na OTAN e nas Forças Armadas Belgas. O Embaixador Ricardo Neiva Tavares discorreu temas sobre os valores fundamentais da União Européia e a relação com o Brasil.

Já na França, a mesma comitiva visitou as instalações dos laboratórios de propulsão hipersônica, eletromagnética e radar, ótica e laser do Ofício Nacional de Estudos e Pesquisas Aeroespaciais (ONERA). No encerramento dessa visita, o Contra Almirante De Oliveira, do Estado Maior do Ar (EMAA), da Força Aérea Francesa, destacou em sua conferência a organização do Ministério da Defesa das Forças Armadas Francesas e a Política de Defesa na França e, em outra explanação, o Coronel Marc Henry, discursou sobre o papel e o posicionamento da França na OTAN.

O grupo Suécia-Alemanha chefiado pelo Comandante do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), pôde participar de conferências cujos temas relevantes abordados foram: Ministério da Defesa Sueco e Força Aérea Sueca. Após as atividades, os militares puderam visitar à SAAB, empresa criadora de Sistemas de Defesa Aeroespacial e o Centro de Simulação de Combate da Força Aérea Sueca (FLSC), tendo sido proporcionado aos participantes deste grupo, a oportunidade de assistir demonstração aérea do caça JAS 39 Gripen.

VIAGEM PORTUGALNa Alemanha, a comitiva teve a oportunidade de visitar o Centro de Transformação da Bundeswehr e de participar de palestras sobre: O Ministério da Defesa Alemão e A Força Aérea Alemã e a OTAN. A grande importância dos assuntos abordados pelos palestrantes foi a Política de Defesa e Segurança Alemã e a Estratégia Militar de Emprego das Forças Armadas Alemãs. Durante essa visita, os Conselheiros Ney Cananin e Leonardo Cleaver de Athayde enfatizaram os aspectos políticos e econômicos da relação do Brasil com a Alemanha.

O Coronel Aviador Maximo Ballatore Holland, oficial-aluno do CPEA/2010, disse que a viagem foi coroada de êxito na medida em que proporcionou, no mais alto nível, interações com a elite de pensadores político-estratégicos do Velho Mundo no que se refere às capacidades de defesa e de segurança de organismos de segurança regionais.

Fonte: ECEMAR



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented