|

Aeromodelos feitos por estudantes da Unesp disputam SAE Brasil






Aproximadamente 50 alunos dos cursos de engenharia mecânica, elétrica e desenho industrial da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru levarão, na quarta-feira, três aeromodelos feitos por eles para concorrer ao prêmio de um concurso de nível internacional. O SAE Brasil 2010, evento filiado à mesma instituição internacional, será no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que fica na cidade de São José dos Campos, Estado de São Paulo.

Para participar da competição, os estudantes, que se organizaram em três equipes distintas, tiveram que construir três aeromodelos diferentes. Os projetos têm como objetivo serem extremamente leves e mesmo assim conseguir transportar uma carga de grande peso.

“Os aeromodelos foram feitos com o que há de mais moderno na tecnologia. Eles são constituídos de fibra de carbono e o maior deles possui 4,5 metros de asa. O revestimento externo deles também é especial, parece um plástico”, observou o professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Unesp de Bauru, Reinaldo Sebastião Silva, que também é coordenador dos laboratórios de aeronaves e de oficina mecânica da universidade.

O trabalho árduo dos alunos já rendeu outros resultados nos anos anteriores. “Nós já tivemos uma equipe vice-campeã brasileira. Em 2005 nós fomos disputar uma semi-final nos Estados Unidos e ganhamos como equipe vice-campeã mundial. O nosso objetivo é que esses aeromodelos sirvam de estudos para futuros grandes aviões de carga”, ressaltou o professor.

A SAE Brasil, é uma sociedade de engenheiros da mobilidade que não possui fins lucrativos e que congrega engenheiros, técnicos e executivos com o objetivo de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade terrestre, marítima e aeroespacial.

Foi fundada em 1991 por executivos dos segmento automotivo e aeroespacial para que novas fronteiras do conhecimento fossem abertas e paradigmas quebrados, abrindo-se assim uma nova oportunidade de estudantes e profissionais brasileiros esbanjarem sua criatividade e inteligência em prol do avanço da tecnologia do País.

As equipes que vencerem essa etapa poderão concorrer ao título mundial. Os três projetos dos alunos têm apoio do Jornal da Cidade e da 96 FM.

Fonte: JC Net, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented