|

7º Seminário Internacional da Abraphe intensifica discussão sobre segurança de voo







Com público diário de aproximadamente 230 pessoas, o 7º Seminário Internacional sobre Segurança de Voo realizado pela Associação Brasileira dos Pilotos de Helicóptero (Abraphe) reuniu autoridades do setor aéreo brasileiro, empresas, pilotos de helicóptero, alunos, profissionais de manutenção e demais áreas relacionadas ao mercado de helicóptero do Brasil e do exterior. Durante os três dias de evento, a Sala Elis Regina, no Centro de Convenções do Anhembi, foi tomada pela apresentação de modelos e estratégias voltadas à prevenção de acidentes, o tráfego aéreo nacional e as operações nas plataformas de petróleo, os chamados voos offshore.


O evento deste ano veio ao encontro do mercado aquecido de helicópteros no Brasil, especialmente em razão das atividades relacionadas à exploração da camada do pré-sal, fato que atribuiu ao evento um dia exclusivo para o tema offshore . Na ocasião, nomes como Mike Hurst, o piloto chefe da PHI Inc., uma das maiores empresas do mundo em serviços de helicóptero, especialmente para o setor offshore e Fernando Ribeiro,consultor de gestão e segurança em aviação da Petrobras, apresentaram modelos e estratégias das suas empresas voltadas à prevenir acidentes nos trabalhos envolvendo as plataformas de petróleo e os voos offshore. Além deles, Del Livingston,vice presidente da Eurocopter, representada no Brasil pela Helibras, expôs as iniciativas da fabricante voltadas à segurança de voo e José Roberto Gementi, especialista em navegação aérea da Infraero trouxe informações detalhadas sobre como a circulação aérea de helicópteros na Bacia de Campos.


Outros destaques da sétima edição do evento ficaram a cargo de David York ,da HAI (Helicopter Association International) e Daniel Cagnacci, da Agusta Westland, que apresentaram as novidades do mercado em iniciativas e produtos voltados a segurança de voo. Fernando Castellani, da Era Training Center – Brasil e Jean Christophen Sarrazin, da Onera, Instituto de Estudos e Pesquisas Aeroespaciais da França, que abordaram em suas palestras as questões relacionadas ao treinamento para pilotos de helicóptero por simulador e a influência dos fatores humanos em voos de helicóptero e Elson Sterque, da Helipark, que fez apresentação direcionada à manutenção e os fatores críticos da aviação de helicóptero.


Entre as autoridades presentes, o chefe do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV), que pertence à Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente Coronel Aviador, Ricardo Beltran Crespo, falou sobre o fator falta de experiência e excesso de confiança nos acidentes aeronáuticos e o chefe do Serviço Regional de Proteção de Voo de São Paulo (SRPV-SP),Major Carlos Bento, fez referência à circulação visual e o espaço aéreo brasileiro.


De acordo com a organização do evento, a sétima edição do Seminário cumpriu o seu papel de fomentar a discussão sobre a segurança de voo, tendo em vista que na aviação, as doutrinas de segurança são prioritárias. Além disso, as mudanças no formato do evento, desde o horário à noite, até um dia exclusivo para o tema offshore foram bem aceitas pelo público e deverão ser mantidas na próxima edição do evento em 2011. “O evento deste ano foi positivo em todos os sentidos, não só pela participação dos associados e profissionais que fazem o setor de helicópteros do País, como também pela oportunidade de trocar experiências que contribuam para assegurar a qualidade do tráfego aéreo local e a segurança de voo em todo o território nacional, para que o mercado continue crescendo e sempre alinhado à responsabilidade requerida para o exercício da profissão de piloto de helicóptero. É para isso que a Abraphe trabalha e, neste sentido, estamos convictos de que cumprimos o nosso papel, trazendo à tona discussões pertinentes no que se refere à segurança de voo como um todo”, destaca o presidente da Abraphe, Cmte Cleber Teixeira Mansur.


O encerramento do evento foi marcado pela homenagem póstuma do atual presidente da Abraphe ao Cmte Henrique Godinho, um dos fundadores da Abraphe, falecido em julho deste ano.


O 7º Seminário Internacional sobre Segurança de Voo da Abraphe teve o patrocínio da Petrobras, co-patrocínio das empresas Helibras, Agusta Westland e Go Air – Escola de Aviação Civil e apoio das empresas Helicidade, Helipark, Líder Aviação e do Parque Anhembi.


Fonte: ABRAPHE




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented