SP: origem de avião abandonado em canavial é esclarecida
O piloto de uma aeronave, do tipo bimotor, encontrada abandonada no canavial de uma fazenda, na área rural de Boa Esperança do Sul (SP), a 316 Km da Capital, na última sexta-feira, entrou em contato com a PM de Araraquara, nessa segunda-feira. Por telefone, ele contou que, por volta das 10h50 da quinta-feira, o motor esquerdo teria apagado, forçando o pouso.
O avião foi encontrado por um funcionário de uma usina da região que pulveriza os canaviais, por volta das 17h20. Não havia nada e ninguém dentro dele e a polícia trabalhava com a hipótese de que era usada para o transporte de drogas ou contrabando, apensar de nada ter sido encontrado em seu interior.
Policiais militares foram chamados para atender à ocorrência. No local, um supervisor da fazenda informou que funcionários encontraram o avião, que estava com a hélice e o trem de pouso e danificados, no meio do canavial, ao lado de uma pista de pouso.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), do Comando da Aeronáutica, foi chamado. Também compareceram ao local, policiais civis e peritos do Instituto de Criminalística. O avião foi apreendido e encaminhado ao aeroporto de Araraquara.
Após perícia preliminar, constatou-se que durante o pouso, por imperícia do piloto ou por irregularidade da pista, o trem de pouso foi danificado. De acordo com a ANAC, o registro do avião encontra-se vencido desde 2003.
O delegado da Delegacia de Polícia de Boa Esperança do Sul entrou em contato com o proprietário do bimotor. Ele contou que o avião estava passando por uma reforma na cidade de São Manoel, e que o piloto fazia um voo de teste, quando ocorreu uma pane, e ele foi obrigado a fazer um pouso de emergência.
Quanto à documentação da aeronave, o proprietário informou que encontra-se com um despachante em são Paulo, justamente para regularizar a situação, após a reforma.
Fonte: PORTAL TERRA, via NOTIMP