|

Os senhores da guerra






Governo americano tenta aprovar a venda recorde de armas para a Arábia Saudita

O pentágono deve formalizar nos próximos dias um pedido para que o Congresso norte-americano aprove uma venda que pode chegar a 60 bilhões de dólares em armas para a Arábia Saudita. A negociação envolveria a aquisição de 84 caças F-15 e mais 140 helicópteros Apache e Black Hawk, além de outras aeronaves de menor porte. O acordo pode incluir ainda equipamentos para modernizar a Marinha saudita no valor de até 30 bilhões de dólares. Se aprovada, será a a maior transação de material bélico da história.

A expectativa é que o plano passe com facilidade pelo Congresso, já que o partido republicano tem laços estreitos com a indústria da defesa. A operação teria o objetivo de fortalecer a Arábia Saudita, país aliado e maior produtor mundial de petróleo, contra a crescente ameaça do Irã de Ahmadinejad, acusado pelos Estados Unidos de planejar construir uma bomba atômica.

O acordo também vai render bons dividendos econômicos aos Estados Unidos. O pacote deve movimentar bem mais do que os 50 bilhões de dólares previstos no plano de obras públicas apresentado pelo presidente Barack Obama com o objetivo de estimular o emprego. O incentivo também depende de aprovação no Congresso, onde deve encontrar mais resistência.

Fonte: REVISTA CARTA CAPITAL, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented