|

Helibras apresenta, no Rio de Janeiro, um novo conceito em configuração interna de helicóptero





Clientes e jornalistas do Rio de Janeiro vão conhecer, em setembro, uma nova proposta em termos de configuração interna de aeronave. Trata-se do EC145, o helicóptero que terá uma versão executiva configurada pelo estúdio de design da Mercedes-Benz.

No Brasil, já foram comercializadas quatro unidades desse modelo – três para o mercado executivo e uma para uso parapúblico. Em todo o mundo, já existem 315 unidades em operação, totalizando 325 mil horas voadas, sem contar com outras 300 unidades adquiridas pelo Exército dos Estados Unidos e outras cinco em atividade na escola de ensaios em voo da Marinha norte-americana.

EC145 Stylence (Style + Silence)

Especialmente desenvolvido para oferecer o máximo conforto, o EC145 Stylence combina tecnologia avançada e design inovador para criar uma experiência sem paralelos. Devido ao baixo nível de ruído e de vibração internas, pode-se voar tranquilamente dentro do EC145, que ainda oferece muito espaço para bagagem mesmo com todos os lugares ocupados.

Na configuração executiva – segmento no qual a Helibras possui 46% de participação -, o EC145 foi concebido dentro do conceito “Stylence”, que o torna um dos helicópteros mais silenciosos do mundo, graças ao baixíssimo nível de ruído e vibração internos. É uma máquina de reduzido impacto ambiental, que apresenta consumo mínimo de combustível e baixa emissão de poluentes

Seu espaço interno de 8,08 m³ também é outro destaque. Acomoda até oito passageiros com muito espaço para bagagem e, nas configurações parapúblicas, permite total acesso para macas e equipamentos, de forma longitudinal, através de amplas portas traseiras.

Essas diversas configurações, sobretudo no mercado executivo, podem ser conseguidas em curtíssimo prazo e com poucas intervenções, o que caracteriza do EC145 como um helicóptero de muita versatilidade para seus usuários. Além disso, é uma aeronave de manutenção fácil, com ótima relação operacional custo/benefício por horas de voo.afirma Julien Negrel.

EC145 Mercedes-Benz Style

Esta mesma aeronave terá uma versão com o interior desenvolvido pelo Mercedes-Benz Advanced Design Studio, a ser comercializada a partir de 2011. A Helibras já exibiu uma maquete deste helicóptero durante a LABACE – Feria de Aviação Executiva realizada em São Paulo, no mês passado.

Trata-se de um projeto conjunto entre a Eurocopter (controladora da Helibras) e a Mercedes-Benz, que desenvolveu uma proposta inovadora de elegância e estilo para helicópteros de uso privado, com a utilização de materiais, arranjos e iluminação interna inspirados em alguns dos veículos da fabricante de automóveis alemã.

Ficha técnica EC145 Stylence

Capacidade: oito passageiros e 1 ou 2 pilotos

Peso Máximo de Decolagem: 3.585 kg

Velocidade de cruzeiro: 246 km/h

Alcance: 680 km

Motor: 2 turbinas Turbomeca Arriel 1E2 de 738 shp cada

Comprimento: 13,03 m

Altura: 3,96 m

Apresentação para imprensa (com sobrevoo)

Data: 09/09/2010

Local: Helirio – Av das Américas, 13750 – Barra da Tijuca

Horario: 10h00

Sobre a Helibras

A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros. A empresa é associada ao Grupo Eurocopter, maior fornecedor mundial do setor, controlado pela EADS - European Aeronautic Defence and Space Company. Com participação superior a 50% na frota brasileira de helicópteros a turbina, a Helibras está em atividade no Brasil desde 1979 e mantém instalações em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Sua fábrica, que emprega mais de 300 profissionais e tem capacidade de produção de 30 aeronaves por ano, está localizada na cidade de Itajubá (MG), onde são produzidos diversos modelos que atendem aos segmentos civil, governamental e militar. Desde sua fundação, a Helibras já entregou mais de 500 helicópteros no Brasil, sendo 70% do modelo Esquilo. Em 2009, a empresa teve um faturamento de R$ 357 milhões. Mais informações: www.helibras.com.br


Sobre a Eurocopter e a EADS

Fundado em 1992, o Grupo Eurocopter possui fábricas na França, Alemanha e Espanha e emprega mais de 15.600 profissionais. Em 2009, a Eurocopter confirmou sua posição de líder no mercado de fabricação de helicópteros nos mercados civil e parapúblico, com um volume de vendas de 4,6 bilhões de euros, pedidos para 344 novos helicópteros e uma representação no mercado de 52% nos dois setores. A Eurocopter está presente em cinco continentes por meio de 18 subsidiárias e empresas afiliadas.

Os produtos do grupo representam 30% da frota mundial de helicópteros. Mais de 10.500 aeronaves da fabricante estão atualmente em operação por cerca de 2.800 clientes em 140 países. Mais informações: www.eurocopter.com

O Grupo EADS é líder mundial nos segmentos aeroespacial, de defesa e serviços relacionados. Em 2009, faturou 42,8 bilhões de Euros e empregou mais de 119 mil pessoas. Além da Eurocopter, o Grupo inclui a Airbus, a Airbus Military, a EADS Astrium e a divisão Defesa & Segurança. No Brasil, além da Helibras, a EADS está presente através da EADS Brasil, da EADS Secure Networks Brasil e de escritórios de representação da Airbus Military e da Spot Image. Também é acionista da Equatorial Sistemas. Mais informações: www.eads.com.br

Fonte: EADS




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented