|

Base dos Afonsos celebra o 114º aniversário do Patrono da Força Aérea Brasileira







A memória do Marechal-do-Ar Eduardo Gomes, Patrono da Força Aérea Brasileira (FAB), foi reverenciada hoje (20/9), quando se completaram 114 anos do seu nascimento. A solenidade aconteceu na Base Aérea dos Afonsos (BAAF), no Rio de Janeiro, e foi presidida pelo Tenente-Brigadeiro-do-Ar Cleonilson Nicácio Silva, Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica.

A Ordem-do-Dia, assinada pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, ressaltou a dedicação do Marechal Eduardo Gomes para o desenvolvimento da FAB e do Brasil. “Eis uma biografia que consolida a posição de um verdadeiro arquétipo de todas as virtudes cívicas relevantes da história do Brasil, ombreando-se, desde sempre, com os aguerridos defensores dos ideais democráticos”, destacou o Comandante no texto.

Na avaliação do Tenente-Brigadeiro Nicácio, o Marechal Eduardo Gomes atuou num contexto em que o Brasil passava por profundas transformações. “O Marechal conheceu um Brasil agrário e deu a sua contribuição para transformá-lo num país industrializado. Presenciou uma política com muitos vícios e lutou para termos a democracia nos moldes de hoje. Na FAB, foi muito dedicado à visão humanitária, como as ações do Correio Aéreo Nacional (CAN) e Missões de Misericórdia. Ele veio do Exército Brasileiro e desenvolveu uma liderança fundamental para a FAB e para o Brasil”, afirmou o Chefe do Estado-Maior.

Herói, mito, líder, exemplo. Inúmeras virtudes são atribuídas ao Patrono da FAB. Aqueles que conviveram de perto com o Marechal, porém, observam traços dos quais a historiografia oficial não se ocupa. O Tenente-Brigadeiro R1 Mauro José Miranda Gandra, que ocupou o cargo de Ministro da Aeronáutica, conviveu de perto com ele e destaca seu senso de humor. Entre julho de 1965 e março de 1967, ele foi Ajudante de Ordens do então Brigadeiro Eduardo Gomes, titular pela segunda vez da Pasta da Aeronáutica. “Apesar do semblante sério o Brigadeiro possuía um humor fino e gostava de brincar com os assessores.

No meu primeiro dia de trabalho com ele, o Brigadeiro me chamou para uma missão no Núcleo da Base Aérea de Santos”, relatou o Tenente-Brigadeiro Gandra que, naquela época, era capitão. “Ao chegamos na Base, houve uma formatura e ele disse que eu contasse quantos militares estavam em forma. Não me esqueço que eram três colunas e eu contei um por um. Ao final, ele me pediu a quantidade e eu disse: ‘são 338’. Ele então me disse que também tinha contado, e que meu resultado estava errado. Claro que ele não contou, queria brincar comigo no meu primeiro dia como seu Ajudante de Ordens”, relembrou.

Durante a solenidade, aeronaves F-5, KC-137, C-130, C-95, P-95 e H-34 sobrevoaram o Campo dos Afonsos, berço da Aviação Militar, em representação às aviações de Caça, Transporte, Patrulha e Asas Rotativas. Alunos do Colégio Brigadeiro Newton Braga, subordinado ao Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR); da Fundação Osório, vinculada ao Comando do Exército; e do Projeto Sócio-Educacional Colibri, desenvolvido na BAAF, participaram do desfile da tropa.

Exposição

Até o dia 23 de setembro objetos pessoais e episódios da vida do Marechal estão reunidos na exposição “Um Herói Chamado Eduardo Gomes”, montada no hangar da BAAF. São objetos como caderneta de voo, relógio, condecorações e a gandola usada pelo Marechal quando foi vítima de um disparo em 1935, por ocasião da Intentona Comunista. O material é parte do acervo do Museu Aeroespacial (MUSAL). Escolas interessadas em agendar visitas podem fazer contato pelos telefones (21) 2157-2281 e (21) 2157-2310.

Fonte: III COMAR



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented