|

Avião com 38 passageiros sofre pane em pleno voo na capital amazonense






Ex-presidente da Infraero acredita que houve problema de manutenção na aeronave

Igor Silveira e Larissa Leite

Foram no mínimo quatro passagens por cima do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus (AM). Enquanto a aeronave modelo ATR-72, prefixo PP-PTK, da Trip Linhas Aéreas, dava voltas no céu da capital amazonense para diminuir a quantidade de combustível no reservatório, os quatro tripulantes informavam aos 38 passageiros que a mudança de rota transcorria bem, ainda que fora dos planos iniciais de voo. Com partida de Manaus e destino a Itaituba (PA), a aeronave decolou às 6h35 (horário local) de ontem e retornou ao aeroporto duas horas depois em função de "problemas técnicos no sensor do trem de pouso". Embora o pouso tenha ocorrido normalmente, os ocupantes foram recepcionados por equipes do Corpo de Bombeiros, do Samu e da Polícia Militar. Ninguém se feriu e apenas uma passageira recém-operada foi atendida pelo pronto-socorro do aeroporto. Os demais foram encaminhados para outra aeronave que partiu em direção ao Pará às 11h13.

O problema da aeronave foi informado oficialmente pela assessoria de imprensa da companhia aérea. De acordo com a assessoria, a tripulação adotou um procedimento padrão, mas não esclareceu a gravidade do incidente. Segundo o brigadeiro José Carlos Pereira, ex-presidente da Infraero, esse problema não é comum, mas pode ocorrer por falhas de manutenção. "Existe um problema de manutenção, porque o sensor deve ser checado a cada revisão. Não é uma situação de altíssimo risco, mas exige que o piloto esvazie o tanque para que a aeronave fique mais leve e para diminuir o risco de pegar fogo, em caso de choque", conta. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave anunciou retorno logo após receber um aviso de que os pneus não haviam se recolhido e chegou a pedir um pouso de emergência - que não foi necessário. Alguns passageiros disseram que a mesma aeronave já havia tido problemas na noite anterior, mas a companhia não confirmou a informação.

Memória

Caso mais recente

No Brasil, o mais recente pouso forçado de um avião de carreira antes do incidente de ontem ocorreu em 6 de setembro. O voo 3358 da TAM, que saiu do Aeroporto Internacional de Guarulhos, São Paulo, com destino a João Pessoa, Paraíba, teve de fazer uma escala inesperada em Minas Gerais depois que um passageiro, de acordo com testemunhas, teve um "surto" e teria tentado abrir a porta da aeronave. Uma das manobras mais espetaculares na história da aviação civil aconteceu em janeiro do ano passado, quando o piloto do voo 1549, da US Airways, conseguiu pousar um Airbus A-320, com 150 passageiros, no Rio Hudson, no meio da cidade de Nova York. A aeronave perdeu força durante a decolagem depois que dois pássaros atingiram uma das turbinas. Ninguém ficou ferido.

Fonte: CORREIO BRAZILIENSE, via NOTIMP

---

Grande susto em Manaus

Trem de pouso com problema faz avião sobrevoar aeroporto por duas horas e meia

Um avião da Trip com destino ao Pará, com 38 passageiros a bordo, voou durante duas horas e meia em pane sobre o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, ontem, mas pousou
em segurança. Passageiros reclamaram não ter sido avisados qual seria o problema. Segundo o Corpo de Bombeiros, houve uma pane no sensor do trem de pouso.

Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, o voo foi feito para gastar todo o combustível da aeronave e evitar, assim, que explodisse na aterrissagem. Um dos passageiros, o presidente do Sindicato dos Madeireiros do Pará, Osvaldo Romanelli, disse que uma pessoa passou mal durante o voo, mas não houve pânico.

"Embora a tripulação não falasse qual era o problema, eles nos passavam tranquilidade. Toda a tripulação, especialmente o piloto. Só ficamos atemorizados quando perto do pouso, em Manaus, vimos na pista muitos carros de resgate e ambulância", contou Romanelli.

Romanelli frisou que houve muita tensão dentro do avião porque ninguém sabia ao certo o que estava acontecendo. "Ele ficou sobrevoando por 2h30, foram as piores horas da minha vida", diz.

No fim da manhã de ontem, os 38 passageiros embarcaram em outro avião da Trip, para Itaituba, no interior do estado. A Trip informou, por meio de nota, que o avião teve um "problema de ordem técnica no sensor do trem de pouso". "A tripulação técnica adotou o procedimento padrão de pouso nesta condição, e, após a confirmação de se tratar de um erro de sensor, a aeronave pousou normalmente", acrescentou.

Falha anterior

Um passageiro que não quis se identificar disse que o avião já teria apresentado problema no trem de pouso na noite de quinta-feira, quando saiu de Belém com destino a Itaituba e Manaus. A falha no trem de pouso foi percebida e o avião pousou no meio do caminho, em Santarém. Lá, os passageiros foram transferidos para um avião da TAM e embarcaram para Manaus ainda na quinta, sem passar por Itaituba.

Na manhã de ontem, eles teriam embarcado no mesmo avião que havia apresentado problemas na noite de quinta e que novamente apresentou a pane. O piloto, Mauro Cunha, que embarcou no
avião em Manaus, afirmou à reportagem que não tinha conhecimento do problema apresentado em Belém ou de que estaria na mesma aeronave sem reparos.

Revolta de familiares

A Associação dos Familiares e Amigos das Vítimas do voo 1907, da Gol, iniciam uma campanha no mês em que se completa quatro anos do acidente com o voo 1907, ocorrido em 29 de setembro de 2006, que vitimou 154 pessoas, para reunir assinaturas de apoio pedindo providências às empresas American Airlines e Excelaire com relação aos dois pilotos norte-americanos, Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, réus em dois processos criminais no Brasil por causarem o acidente.

Eles pilotavam o jato Legacy que derrubou o Boeing da Gol. O jato conseguiu pousar na Base Aérea do Cachimbo e o Boeing caiu no Norte do Mato Grosso, no meio da Floresta Amazônica. A campanha visa relembrar a população brasileira sobre o acidente e conscientizar a população sobre o desfecho do caso.

Neste mês, a campanha "190 milhões de vítimas" quer reforçar que o número de vítimas não foram somente as 154 pessoas que morreram no acidente, mas sim, toda a população do País, porque até hoje os pilotos americanos não foram condenados ou considerados culpados e continuam pilotando, na American Airlines e Excelaire, normalmente.

Fonte: JORNAL DE BRASÍLIA, via NOTIMP

---

Aeronave faz pouso de emergência em aeroporto de Manaus (AM)

Kátia Brasil

Uma aeronave ATR 72 da empresa Trip Linhas Aéreas fez um pouso de emergência às 8h40 desta sexta-feira no aeroporto internacional de Manaus (AM) após apresentar problemas em um dos trens de pouso. O piloto sobrevoou a cidade de Manaus por duas horas para gastar o combustível da aeronave e evitar um possível acidente na hora de tocar o chão. Passageiros relataram pânico e medo dentro do avião, mas não houve feridos.

Segundo a Infraero (estatal que administra os aeroportos), o voo da Trip 5603 decolou de Manaus às 6h35 com 38 passageiros e quatro tripulantes do aeroporto Eduardinho, anexo do internacional. O destino era a cidade de Itaituba, no Pará.

Com 20 minutos de voo, de acordo com a Infraero, o piloto da aeronave acionou o serviço de emergência do aeroporto. As operações no aeroporto foram interrompidas parcialmente. O Corpo de Bombeiros e o Samu foram chamados para atender os passageiros, ainda na pista.

O avião pousou normalmente às 8h40. O passageiro Antônio Fernandes Miranda disse que o piloto informou que havia um problema no avião após a decolagem. "Ele avisou que precisava retornar para Manaus. Foi um momento horrível, não quero isso pra ninguém", disse.

O passageiro Oswaldo Romanolli disse que o clima era tenso e uma pessoa passou mal. "Nunca passei por isso antes, ficamos apreensivos e tensos, foi um piores momentos da minha vida", disse.

A Trip informou ainda que "em função do atraso gerado pelo incidente, a companhia está prestando a devida assistência aos 38 passageiros, enquanto providencia a realocação para outra aeronave." A Aeronáutica foi acionada para investigar o caso.

Fonte: PORTAL UOL, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented