|

Vestibular: ITA deve aceitar maiores de 23 anos





Próximo vestibular deve mudar limite de idade e permitir que candidatos casados se inscrevam

Felipe Luchete

Foi “por motivo de força maior” que o site do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) justificou na última sexta-feira o adiamento da inscrição para o vestibular.

Mas o motivo, segundo o instituto, é que foram planejadas mudanças para este ano, o que não permitiu que o edital ficasse pronto até 1º de agosto, quando começariam as inscrições.

Entre as possíveis alterações, as principais são permitir a inscrição de pessoas casadas e aumentar o limite de idade, que hoje é 23 anos.

Flexibilizar essas normas é um pedido antigo de candidatos, de acordo com Luiz Carlos Rossato, chefe do setor de vestibular.

Mas a decisão depende também do Comando da Aeronáutica e do Ministério da Defesa, órgãos aos quais o ITA é subordinado.

Consultado pela reportagem, um cursinho especializado em ITA Informou que a mudança já era esperada depois que a AFA (Academia da Força Aérea) alterou os critérios da seleção para oficiais.

Vinculada aos mesmos órgãos que o ITA, a academia pôs fim em abril às regras que exigiam candidatos solteiros e com até 22 anos.

Até a conclusão desta edição, a nova data para início das inscrições do ITA ainda não havia sido definida. De acordo com Rossato, a previsão é que seja divulgada nesta semana, por meio do site www.ita.br/vestibular.

O que não mudará, diz ele, são as datas de aplicação do processo seletivo. As provas serão de 14 a 17 de dezembro.

Desde o ano passado, a inscrição para o vestibular passou a ser exclusivamente por meio da internet.

60 anos

Neste ano em que completa 60 anos, a instituição de São José dos Campos (97 km de São Paulo) ofereceu pela primeira vez a oportunidade de candidatos de baixa renda pedirem isenção da taxa do vestibular.

Os beneficiados foram divulgados em julho e seus nomes podem ser conferidos no site do vestibular.

Outra novidade foi a criação do sexto curso de graduação, engenharia aeroespacial, para atender à demanda do Programa Nacional de Atividades Espaciais, do governo federal.

CONCORRIDO

Conseguir uma vaga no ITA não é tarefa fácil. O vestibular tem questões de matemática, física, química, inglês e português, além de uma redação.

Numa escala de 0 a 100, a nota mínima é 40 por matéria e 50 de média geral. Zerar na redação elimina o inscrito.

Em 2009, a nota de corte foi 66,4, e 6.500 pessoas se inscreveram para 120 vagas.

O candidato escolhe na inscrição a especialidade e se seguirá carreira civil ou militar. Só no terceiro ano, porém, as turmas se dividem.

Com cursos gratuitos e em tempo integral, o ITA oferece alimentação e assistência médica. O alojamento custa R$ 50 por mês, mas é gratuito para alunos carentes.

Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO, via NOTIMP



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented