|

Recife: Após vistoria, Ipem vai notificar a Infraero






A vistoria surpresa do Ipem, feita depois da reportagem do JC mostrar diferenças nas balanças do check-in, constatou problemas em 15 dos 64 equipamentos do Aeroporto Internacional do Recife

Manuella Antunes

Foi adiada para hoje a entrega da notificação do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) para a Infraero sobre a irregularidade encontrada nas balanças do Aeroporto Internacional do Recife durante vistoria na última terça-feira. O documento tem caráter apenas informativo e, a partir da data da entrega, a administração do Aeroporto terá um prazo de 15 dias para solucionar os problemas.

Não remetemos o documento ontem porque o técnico responsável pela entrega não teve disponibilidade de fazê-lo, afirmou o coordenador da metrologia legal do Ipem, Otaviano Araújo. Ele foi o responsável pela vistoria surpresa que aconteceu no Aeroporto Internacional do Recife depois que o Jornal do Commercio constatou erros em balanças do check-in. Dos 20 equipamentos testados pela reportagem, cinco apresentaram divergência com a pesagem oficial feita na sede do Ipem.

O caso mais grave foi a variação de 9,134 quilos (peso conferido no Ipem) para 4,3 kg (aferição feita no aeroporto). Além disso, foram encontradas duas máquinas registrando 10,1 kg (um quilo a mais do que o correto), outra marcando 9,9 kg e a última 9,7 kg. Valores considerados acima da margem de tolerância que, segundo Otaviano, vai de dois a quatro pontos percentuais.

Já na vistoria oficial do Ipem, das 64 balanças localizadas no check-in do aeroporto 15 apresentaram variações. A notificação é, justamente, para informar oficialmente como e quais balanças estão com problemas, explica Otaviano.

De acordo com o coordenador, após o término do prazo estabelecido, técnicos do Instituto de Pesos e Medidas farão uma nova visita ao local e caso o problema persista, a administração do aeroporto poderá ser autuada. A penalidade para o caso vai de multa a interdição dos equipamentos.

A assessoria de imprensa da Infraero reforça que a gerência de manutenção, mesmo sem a notificação oficial, já trabalha para regularizar as máquinas com variações. Hoje, técnicos fazem levantamento das necessidades para dar início à manutenção corretiva.

A partir dessa averiguação, eles vão detectar que ajustes podem ser feitos pelos técnicos ou se existem peças danificadas que precisam ser substituídas, afirma o gerente de marketing e comunicação social da infraero, Jorge Tadeu de Andrade. De acordo com ele, além das 15 máquinas com defeito, todas as outras estão passando por uma revisão criteriosa.

Fonte: JORNAL DO COMMERCIO, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented