Irã apresenta sua nova arma
Mahmoud Ahmadinejad anunciou o primeiro bombardeiro não tripulado construído no país, capaz de transportar mísseis
Em uma nova demonstração de seu poderio militar, o Irã apresentou ontem o primeiro bombardeiro não tripulado construído no país. O polêmico presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, apelidou a aeronave de um “embaixador da morte” para os inimigos. Ahmadinejad disse que o aparelho é uma advertência aos Estados Unidos e a Israel para que não considerem uma opção militar contra o controverso programa nuclear iraniano:
– O principal objetivo do Karrar (Atacante, em persa) é evitar qualquer tipo de agressão e conflito contra o Irã. A defesa do país deve alcançar um ponto no qual cortaremos o braço do agressor antes que ele aja – ameaçou Ahmadinejad.
Presidente iraniano descarta ataque de Israel ou EUA
Em uma entrevista exibida pela emissora de TV Al-Jazeera, do Catar, o presidente iraniano descartou a possibilidade de um ataque – nas atuais condições – de Israel ou dos Estados Unidos contra o seu país:
– Descarto a possibilidade de um ataque israelense. Israel é muito frágil para enfrentar militarmente o Irã, não tem a coragem de fazê-lo e não acho que sua ameaça seja séria – afirmou o líder iraniano.
Segundo a televisão pública iraniana, que mostrou imagens do bombardeiro teleguiado em uma região semidesértica, o aparelho pode atingir uma velocidade de 900 km/h. De acordo com o ministro da Defesa, o general Ahmad Vahidi, o Karrar tem uma autonomia de voo de mil quilômetros e pode levar quatro mísseis invisíveis aos radares e duas bombas de mais de 110 quilos.
Essa apresentação faz parte de uma série de anúncios armamentistas do Irã, em um momento em que o país dos aiatolás é alvo de seis resoluções do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) – quatro delas acompanhadas de sanções –, por seu programa nuclear e pela negativa de renunciar ao projeto de enriquecimento de urânio.
Na semana passada, foi testado o míssil terra-terra Qiam, considerado “um projétil com aspectos técnicos novos e uma capacidade tática única”. No fim de semana, começou a funcionar a primeira usina nuclear do país. O Irã prevê ainda inaugurar nos próximos dias duas linhas de produção de lanchas rápidas Seraj e Zolfagar, equipadas com lança-mísseis.
Fonte: ZERO HORA, via NOTIMP