|

Curso: Princípios de Radar (28 e 29 de outubro)






Avanços e novos conceitos de Radar

Nos últimos dez anos a comunidade de radar tem enfrentado novas exigências nos meios civis e de vigilância militar. Estudos de novas técnicas de radar, e melhores arquiteturas são essenciais para aprimorar a qualidade de detecção, imagem de terreno, rastreio de alvos, classificação e identificação de alvos não cooperativos. Este curso de dois dias fornece uma introdução aos conceitos avançados e às novas técnicas, incluindo radares de baixa frequência, biestáticos e configurações multistáticas, novas formas de onda de projeto e MIMO. Cada módulo do curso inicia-se com uma introdução básica.

Público-Alvo:

O curso é indicado para engenheiros, cientistas e pesquisadores envolvidos na concepção e estudo de novas configurações de radares. É igualmente apropriado para os engenheiros que estão interessados em obter uma visão prospectiva da nova geração de sensores e arquiteturas nesse campo de aplicação.

Descrição do curso:

Fundamentos: Resumo das características dos sistemas de radar convencionais, incluindo cobertura e aspectos de resolução; limitações à baixa altitude; introdução às novas configurações.

Radar de baixa freqüência: Interesse em radar de baixas freqüências; seção transversal de radar e efeitos de propagação; modo stealth e baixa altitude, capacidade de visada além do horizonte; conjunto de antenas (phased array) e formação digital de feixe; radar digital e arquiteturas relacionadas.

Detecção de baixa freqüência em sistemas aviônicos e imagem: Capacidade de penetração em folhagens para sistemas SAR e GMTI, aplicações militares e civis, projeto, processamento de sinal e questões RFI; desempenho STAP / GMTI em baixas freqüências; desempenho de modelagem.

Fundamentos de radares biestáticos: Definição e avaliação de vantagens de desempenho de detecção biestática versus monoestática; conceitos de implantação, processamento e problemas de sincronização; exemplos de radares biestáticos: barreira biestatica.

Radares Passivos: Conceito de localização coerente passiva (PCL), revisão de emissores oportunistas úteis para detecção radar; aplicações terrestres e aéreas; introdução à modelagem de desempenho de radares passivos.

SAR e GMTI biestáticos: Vantagens técnicas e operacionais de sistemas biestáticos e monostaticos; problemas de processamento de sinal na formação de imagem e STAP (processamento adaptativo de espaço-tempo); exemplo de resultados experimentais.

Radar MIMO: Introdução à codificação espacial; radar de abertura sintética e impulso (SIAR), formação digital de feixe de sinais emitidos, apresentação e discussão sobre as diferentes configurações de MIMO; técnicas de alta resolução, aplicações para a vigilância aérea e marítima; detecção ar-solo; interferometria e aplicações SAR.

Instrutor:

Professor Marc Lesturgie (curso ministrado em Inglês)

ONERA, Supelec, França

Marc Lesturgie é graduado na ENSAE (1985), e obteve o grau de Mestre em Eletrônica e Microondas na Universidade de Toulouse em 1986. Em 2005 obteve o Research Directorship Habilitation na Universidade de Paris.

Começou sua carreira no Laboratório Aeroespacial Francês (ONERA) em 1985, e trabalhou em vários projetos de radares de baixa frequência e novos conceitos relacionados a configurações biestáticas e multiestáticas. Em 2008 Lesturgie Marc tornou-se diretor adjunto do Departamento de Eletromagnetismo e Radar do ONERA. Desde 2006, ele é também o Diretor do Sondra, um laboratório comum estabelecido pela SUPELEC, ONERA, Universidade Nacional de Singapura e Agência de Ciência da Defesa e Tecnologia de Singapura. Atualmente os seus interesses de pesquisa abrangem as novas aplicações de radares para vigilância aérea, marítima e terrestre. Ele é autor e co-autor de mais de 40 artigos de revistas especializadas e textos de conferências. Possui diversas patentes, e mais de 40 relatórios técnicos. É palestrante regular sobre temas de radar em universidades estrangeiras.

LOCAL ONDE SERÁ REALIZADO:

INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – LIT - Laboratório de Integração e Testes

Av. dos Astronautas, 1758

Jd. da Granja

São José dos Campos – SP

Dias: 28 e 29 de outubro de 2010

Das 8:30h às 12:30h e 14:00h às 18:00h

Preço do Curso:

Inscrição até 20/09/10: R$ 1800,00

Inscrição até 04/10/10: R$ 2000,00

Maiores informações:

BETA TELECOM / BOREAL BETA
Avenida Doutor João Guilhermino, 429 salas 172/173 – Centro
12210-131 – São José dos Campos – SP - Brasil

PABX. 55 12 3941-5054
beta@betatelecom.com.br
www.betatelecom.com.br




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented