|

Aeroportos da Regional Nordeste contratam trabalhos de descontaminação de lâmpadas fluorescentes







Os aeroportos da Regional Nordeste contrataram no mês de agosto os serviços de descontaminação e descarte de lâmpadas fluorescentes. Classificadas como material perigoso, as lâmpadas não podem ser descartadas sem tratamento prévio. Os aeroportos da Regional Nordeste são os de Petrolina/Senador Nilo Coelho e Recife/Gilberto Freyre – Guararapes (PE); de Parnaíba/Prefeito Dr. João Silva Filho e de Teresina/Sendor Petrônio Portela (PI); de Campina Grande/Presidente João Suassuna e de João Pessoa/Presidente Castro Pinto (PB); de Natal/Augusto Severo (RN); e de Fortaleza/Pinto Martins e de Juazeiro do Norte/Orlando Bezerra (CE).

O trabalho de descontaminação e descarte das lâmpadas fluorescentes é realizado em todos os aeroportos da Rede Infraero, seguindo as orientações da Política Nacional de Resíduos.

“Para realizar o serviço de descontaminação, os aeroportos contratam empresa especializada, que periodicamente recolhe as lâmpadas inservíveis”, explicou a coordenadora de Programas dos Meios Biótico e Antrópico da Infraero, Rosângela Finocketi. Recolhido o material, os próximos passos são remover o mercúrio (metal pesado encapsulado em cada lâmpada), triturar o vidro e separar os componentes metálicos em um recipiente específico. Por fim, cada um desses elementos é encaminhado para reciclagem pela empresa, que fornece comprovante de tratamento e descarte à Infraero. A média anual de lâmpadas fluorescentes descartadas através deste processo em todos os aeroportos da Rede Infraero é de aproximadamente 180.000 unidades.

Cuidados necessários com lâmpadas fluorescentes

Lâmpadas fluorescentes não oferecem risco enquanto intactas. No entanto, ao serem quebradas, liberam vapor de mercúrio. A contaminação do organismo pelo mercúrio nesta forma se dá principalmente através dos pulmões. No contato com lâmpadas quebradas, é necessário o uso de avental, luvas e botas plásticas, óculos de proteção e máscara com filtro de carvão ativado. As lâmpadas fora de suas embalagens originais devem ser armazenadas dentro de caixas de papelão ou material similar.

Fonte: INFRAERO




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented