|

Carro voador já à venda





Ele seria uma ótima solução para o intenso trânsito da maior cidade do interior do Brasil, São Paulo, mas só estará disponível nos Estados Unidos. O Federal Aviation Administration (FAA) — em tradução literal, Administração Federal de Aviação — órgão do governo americano, enfim, deu sinal verde para a produção do Transition, um carro-avião desenvolvido pela Terrafugia — a empresa trata o modelo como um avião que pode rodar nas ruas.

O Transition, aliás, ganhou liberação para ser fabricado como uma aeronave esportiva leve, mesmo que pese 50 kg a mais do que é permitido pelas leis americanas para a categoria — a Terrafugia não forneceu o peso total, mas informa que o modelo é fabricado em fibra de carbono. Movido a gasolina, o Transition tem capacidade para duas pessoas e conta com asas dobráveis, que garantem que possa ser guardado na garagem de casa — de acordo com a Terrafugia, o carro vira avião e vice-versa em rápidos 30 segundos.

Equipado com um motor Rotax 912S capaz de gerar 101 cv de potência máxima, o Transition precisa atingir a velocidade de 130 km/h para conseguir levantar voo. No céu, a velocidade de cruzeiro é de 184 km/h, sendo que a velocidade de ‘stall’ — momento em que o avião perde a sustentação — é de 54 km/h.

O Transition tem tanque de combustível com capacidade para armazenar até 72 litros de gasolina e apresenta média de consumo de 18 litros por hora, o que garante autonomia de voo de até 736 km. Já na terra, o Transition apresenta consumo médio de até 13,3 km/l e pode atingir a velocidade máxima de 105 km/h — no asfalto ele utiliza tração dianteira.

Com lançamento previsto para o segundo semestre de 2011 — até o momento foram feitas cerca de 70 encomendas —, o Transition não pode ser pilotado por qualquer um. Para poder utilizar o modelo, o futuro proprietário deverá realizar nada menos do que 20 horas de treinamentos e aulas, além de receber instruções básicas sobre aviação. Mas não é só. Para ter um Transition estacionado na garagem de casa e fugir dos engarrafamentos das grandes cidades será preciso desembolsar estratosféricos US$ 194 mil — cerca de R$ 350 mil.

Imagem


Fonte: O Dia, via NOTIMP



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented