|

Soldados russos roubaram cartões de vítima de acidente aéreo








Um processo criminal foi aberto contra quatro militares russos acusados de usar ilegalmente cartões de crédito pertencentes a um oficial polonês que morreu na queda do avião presidencial, em abril deste ano . O acidente vitimou o presidente polonês, Lech Kaczynski , e outros 96 altos funcionários e dignitários

"O processo criminal foi instaurado contra quatro soldados por acusações de roubo. Os quatro estavam responsáveis pelo cordão de isolamento do local do acidente", informou o Comitê de Investigação da Promotoria russa.

Os soldados teriam pego vários cartões, mas usaram apenas um deles para retirar dinheiro, cerca de 60.345 rublos (US$ 1.900), em várias operações.

Segundo o comitê, os suspeitos foram identificados pelo comando da base militar do aeroporto militar perto de Smolensk, na Rússia, onde o avião caiu, no dia 10 de abril ( As homenagens no adeus a Kaczynski) .

"Os quatro estavam responsáveis pelo cordão de isolamento do local do acidente"

"Foi aberto um inquérito acusando os soldados Sergei Syrov, Igor Pustovar, Artur Pankratov e Yuri Sankov de fazer uso destes cartões de banco", disse o comitê.

Os quatro soldados confessaram o crime e estão cooperando ativamente com a investigação, segundo o comitê. Segundo a TV estatal russa, eles gastaram o dinheiro em um café local.

Três dos quatro suspeitos tinham antecedentes criminais antes de serem recrutados. Eles estão detidos em sua base militar "sob a observação de seu comando."

O avião caiu perto do aeroporto de Smolensk, na Rússia ocidental, matando o presidente polonês Lech Kaczynski, e outras 96 pessoas. Eles seguiam para Smolensk para mas comemorações pelo 70º aniversário do massacre de soldados poloneses durante a Segunda Guerra Mundial.

Especialistas em aviação russa e polonesa descartaram qualquer emergência ou mau funcionamento de equipamentos como a causa do acidente. Segundo eles, havia na cabine pessoas que não eram membros da tripulação . Houve também forte neblina na região naquele dia.

Segundo a agência de notícias russa Interfax, citando o jornal polonês Rzeczpospolita, os cartões de crédito desviados pertenciam a Andrzej Przewoznik, secretário-geral do Conselho para a Protecção da Memória de Combate e martírio da Polônia. O Ministério da Defesa russo emitiu uma notificação nesta terça-feira dizendo que irá reembolsar os parentes Przewoznik pelo dinheiro roubado tão logo o inquérito seja concluído.

Fonte: JORNAL O GLOBO, via NOTIMP

Foto: Hiuppo



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented