|

Morte faz avião pousar no Recife





Juliana Colares

Era madrugada. O Boeing 747-400 da empresa aérea Lufthansa havia decolado às 20h57 do sábado (horário do Recife) de Buenos Aires, capital da Argentina, e seguia para Frankfurt, Alemanha, onde deveria chegar às 12h de ontem (horário do Recife). A bordo, 18 tripulantes e 294 passageiros, sendo 2 bebês. Um dos viajantes era o sul africano Louis Hendrik Odendaal. Homem branco de cabelos claros, 32 anos de idade e muitos carimbos no passaporte, ele não chegou ao destino planejado. Louis passou mal dentro da aeronave. Ele teve ataques semelhantes a crises convulsivas e, segundo informações colhidas pela Polícia Federal, as aeromoças tentaram reanimá-lo. A aeronave, que já estava sobre o oceano Atlântico, mas ainda dentro do espaço aéreo brasileiro, retornou e fez uma parada que não estava prevista na rota. Chegou às 3h46 ao Aeroporto Internacional do Recife / Guararapes. O passageiro estava morto. Louis era, segundo a PF, uma peça no esquema internacional de tráfico dedrogas. Ele transportava 104 cápsulas de cocaína no estômago e no intestino. Uma rompeu. Seu corpo está no Instituto de Medicina Legal, no Recife.

A suspeita de que a morte teve relação com drogas veio antes mesmo da chegada do corpo ao IML. Policiais Federais realizaram um Narcoteste e encontraram 37% de resíduos de cocaína no passaporte e na carteira do sul africano. Concentração alta, indicativa de que ele havia consumido a droga ou estava carregando-a no corpo. No IML, uma a uma, as cápsulas foram retiradas do seu organismo. Havia 1,680 Kg de cocaína. A principal suspeita é de que o passageiro morreu de overdose. O resultado final da perícia será encaminhado à Polícia Federal, responsável pela apuração da relação de Louis com o tráfico de drogas e pela comunicação da morte à embaixada da África do Sul no Brasil.

O sul africano era o que os policiais chamam de mula, denominação usada para fazer referência a pessoas aliciadas por traficantes internacionais para transportar cocaína de um lugar para o outro. Os numerosos carimbos no passaporte de Odendaal - com algumas entradas na Europa e pelo menos uma na China - são, para a PF, indicativo de que o sul africano não era novo no ramo. O Diario entrou em contato com a Embaixada da África do Sul em Buenos Aires e no Brasil e obteve a informação de que, até o final do dia de ontem, a família do passageiro ainda não sabia que ele estava morto. Até o fechamento desta edição, o corpo permanecia no IML do Recife. A liberação do cadáver, segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Defesa Social, depende da apresentação de um representante legal de Odendaal, por meio da embaixada sul africana.

O voo da Lufthansa sofreu um atraso de mais de quatro horas. A aeronave só decolou do Recife às 7h57, chegando a Frankfurt às 16h40 (horários do Recife). Segundo a assessoria de imprensa da Infraero, em casos como o de ontem, a tripulação da aeronave informa, antes do pouso, que há uma urgência médica a bordo. Quando o Boeing chegou a solo recifense, dois médicos ligados àInfraero subiram a bordo, mas o passageiro já estava morto. Segundo a Lufthansa, a aeronave dispõe de desfibrilador, mas, até o fechamento desta edição, não havia confirmação oficial por parte da empresa aérea de o equipamento ter sido utilizado.

De acordo com a Polícia Federal, o aeroporto de Frankfurt é conhecida porta de entrada de cocaína para a Europa, assim como a rota América do Sul - Frankfurt. Na Argentina, o avião, que tem capacidade para 330 passageiros, partiu do aeroporto de Ezeiza. Apesar de o Recife não estar na rota do voo e de o sul africano ter chegado morto, a PF contabiliza o caso como uma de suas apreensões. Neste ano, quatro pessoas de nacionalidades diferentes (Bulgária, Paraguai, Filipinas e Grécia) foram presas em atuações da PF no Aeroporto Internacional do Recife, sob suspeita de envolvimento com tráfico de drogas. Contando com a droga retirada do corpo de Odendaal, 13,980 Kg de cocaína foram apreendidos. Em 2009, a PF prendeu 19 indivíduos por tráfico internacional de entorpecentesno aeroporto. Dez eram estrangeiros. Naquele ano, 69,9 Kg de cocaína foram apreendidos.

Maconha - Em Ouricuri, sertão pernambucano, dois homens foram presos dentro de um ônibus, na noite do último sábado, com 30 Kg de maconha. A droga foi encontrada nas bagagens de Antônio Marcos Rocha da Silva, 22 anos, e Andro Gomes de Lima, 25, distribuída em 40 tabletes. Eles embarcaram em Salgueiro e, segundo a Polícia Rodoviária Federal, levavam a droga para o Recife em um coletivo que fazia a rota Recife - Belém (Pará). Os policiais encontraram a droga após revistar as malas de todos os passageiros.

Fonte: DIÁRIO DE PERNAMBUCO, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented