|

Comando Geral de Apoio estabelece parceria tecnológica com UFRJ





Telas de projeção e suporte de lentes – bastante conhecidos pelos pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB) que passam por simuladores de voo – vão ganhar novo destino a partir do segundo semestre deste ano. O Comando-Geral de Apoio (COMGAP) interveio nos estudos práticos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), redesenhando rumos promissores para esses equipamentos. Agora eles vão figurar como peças importantes no desenvolvimento de diversos cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado da UFRJ.

O Comandante do Esquadrão de Simulação e Instrução da Base Aérea de Santa Cruz (BASC), Capitão Cláudio da Costa Silva, idealizador desse intercâmbio tecnológico – vê nessa doação pelo menos três ações importantes. Estreitar a relação com a sociedade, dar vida à funcionalidade dos aparelhos e investir em novas soluções tecnológicas. “A UFRJ projeta o desenvolvimento de um simulador de voo nacional, que pode ser bastante útil à FAB e ao país”, afirma o Capitão.

O professor da UFRJ Roberto Franco Pitombo, do Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia, vislumbra múltiplas potencialidades para a tela e o suporte de lentes. “O equipamento será muito importante para as nossas pesquisas, principalmente pelo fato de que poderá ser utilizado em várias áreas”, analisa, chamando a atenção para a qualidade côncava da tela. “Dessa forma, poderemos projetar em curva, o que amplia a nova visão”, completa.

A tela e os projetores datam de 1992 e foram importadas dos Estados Unidos. Os equipamentos fizeram parte da formação de muitos pilotos que hoje são os responsáveis pela missão de proteger o espaço aéreo brasileiro.

Fonte: COMGAP



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented