|

Brasil desiste de mediar acordo com potências






LONDRES – O Brasil renunciou à mediação das negociações sobre o tema Nuclear iraniano, depois da rejeição dos Estados Unidos e de outras potências ao acordo de troca de urânio firmado em maio com Irã e Turquia, declarou o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, em entrevista ao jornal Financial Times.

“Queimamos os dedos fazendo coisas que todo mundo dizia serem úteis e, no fim das contas, descobrimos que algumas pessoas não aceitavam ‘sim’ como resposta”, declarou Amorim ao jornal londrino em uma clara referência ao governo do presidente americano Barack Obama. “Se precisarem de nós, podemos continuar sendo úteis. Mas não vamos agir de novo por iniciativa própria, ao menos que nos peçam”, completou.

Em Viena, o ministro confirmou as declarações publicadas no fim de semana pelo jornal. Ontem Amorim recebeu uma visita de cortesia do embaixador do Irã na Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Ali Asghar Soltanieh. O chanceler brasileiro recomendou cautela e pediu que o governo iraniano continue buscando um entendimento com a AIEA. “Ainda estamos esperançosos de que a Declaração de Teerã possa ser usada como base para uma solução negociada”, disse ele.

Fonte: JORNAL DO COMMERCIO, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented