|

Avião da TAM faz manobra para evitar colisão no ar em Congonhas








Mônica Harada

Um avião da TAM que saiu de Brasília para São Paulo teve que realizar uma manobra evasiva para evitar uma colisão com outra aeronave ao se aproximar do Aeroporto de Congonhas na tarde desta quinta-feira (24/6) e assustou os mais de 170 passageiros que estavam a bordo.

Por meio de nota, a assessoria da TAM informou que o voo 3717 (Brasília/São Paulo), realizou uma manobra evasiva em razão de os equipamentos de bordo terem detectado a presença de outra aeronave na mesma rota próximo ao aeroporto. "O comandante seguiu os procedimentos de segurança prescritos para essas circunstâncias e informou os passageiros do ocorrido. A aeronave pousou, sem intercorrências, às 18h52", informou a TAM.

Os 171 passageiros que estavam na aeronave desembarcaram logo após o pouso. A assessoria da Infraero diz que o registrou de pouso ocorreu normalmente às 18h48 em Congonhas e não houve registro no posto de saúde ou médico no aeroporto.

Em nota oficial sobre a ocorrência com a aeronave da TAM, o Comando da Aeronáutica informou "que já iniciou a investigação, a partir das gravações radar e das comunicações, para apurar os fatores contribuintes da ocorrência com a aeronave da TAM, voo JJ3717, Brasília/São Paulo, nesta quinta-feira, 24 de junho, por volta das 18h30, quando realizava os procedimentos para o pouso no Aeroporto de Congonhas (SP)".

Fonte: CORREIO BRAZILIENSE, via NOTIMP

---

Voo da TAM faz manobra para impedir colisão no ar

Equipamentos de bordo apontaram que havia outra aeronave na rota Avião se aproximava de Congonhas com 171 passageiros; Infraero diz que posto médico não atendeu ninguém

ANDRÉ MONTEIRO
DE SÃO PAULO

Uma aeronave Airbus A320 da TAM teve de realizar uma manobra ontem no início da noite ao se aproximar do aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo) para desviar de uma outra aeronave, que não foi identificada.

Segundo a TAM, o comandante do voo JJ-3717, que vinha de Brasília para São Paulo, teve de fazer uma "manobra evasiva" após os "equipamentos de bordo terem detectado a presença de outra aeronave na mesma rota".


Ainda de acordo com a companhia, "o comandante seguiu os procedimentos de segurança prescritos para essas circunstâncias". Os passageiros, segundo a TAM, foram informados e desembarcaram em segurança às 18h48, como estava previsto.

A Infraero, que administra Congonhas, confirmou que o pouso ocorreu nesse horário sem problemas e que não foi informada de nenhum incidente envolvendo o voo.

O avião estava lotado, com 171 passageiros a bordo. De acordo com a Infraero, o posto médico do aeroporto não realizou nenhum atendimento a passageiro da TAM.

Um dos passageiros era o senador Romeu Tuma (PTB-SP). Ao portal de notícias G1 ele disse que o comandante informou que teria de fazer uma manobra ríspida e que a aeronave "afundou em direção ao
chão e deu uma balançada". Ele afirmou ainda ao portal que houve gritaria e que tudo "foi muito rápido".

De acordo com Ronaldo Jenkins, diretor do Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aéreas), o mecanismo que fez o avião desviar é o TCAS, sistema que indica ao piloto que direção tomar em caso de risco de choque.

Em nota na noite ontem, o Comando da Aeronáutica informou que "já iniciou a investigação" para apurar as causas do incidente.

Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO, via NOTIMP

---

Manobra de avião com 171 passageiros evita tragédia

Airbus da TAM desvia de outra aeronave na mesma rota quando se aproximava de Congonhas

Imagem


São Paulo - Um avião da TAM (voo 3717), um Airbus A320, que fazia o trajeto Brasília-São Paulo, realizou uma manobra rápida para evitar uma colisão com outra aeronave. O procedimento aconteceu durante a aproximação do avião ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo, no fim da tarde de ontem. A TAM informou, por nota, que a aeronave teve de fazer “uma manobra evasiva”, quando equipamentos detectaram que outro avião estava na mesma rota. Os 171 passageiros passaram por grande susto.

Entre os tripulantes estava o senador Romeu Tuma (PTB-SP). Em entrevista, o político disse que entendeu que o piloto fez uma manobra para evitar uma colisão. “O comandante falou que teve de fazer uma manobra ríspida. Eu fiquei preocupado com a gritaria, mas achei que fosse aquelas quedas que dão naturalmente no voo. A aeromoça caiu no colo de alguém. Foi tudo muito rápido”, afirmou Tuma.

Segundo a empresa aérea, o comandante seguiu os procedimentos de segurança prescritos para essas circunstâncias. A aeronave pousou sem problemas às 18h52 e os passageiros desembarcaram em seguida, ainda de acordo com a nota.

De acordo com informação do controle de voo da área, os aviões chegaram a aproximação de 7,2 quilômetros. A Infraero informou que não tinha registro de anormalidades no voo. Já o Ministério da Aeronáutica disse que o fato está sendo investigado.

Segundo uma passageira, o comandante já havia anunciado o início dos procedimentos de descida. Mesmo usando o cinto de segurança, ela contou que foi sacudida e levantada “dois palmos” da poltrona. Os passageiros teriam ficado assustados, houve gritos e choros.

A Aeronáutica informou que já havia iniciado “a investigação, a partir das gravações radar e das comunicações, para apurar os fatores contribuintes da ocorrência com a aeronave da TAM”.

AVIÕES BATEM EM PÁTIO DE AEROPORTO

Duas aeronaves se chocaram em solo na madrugada de ontem, no Aeroporto de Aracaju, em Sergipe. Ninguém ficou ferido. Os aviões, das empresas TAM e Gol, estavam no pátio do aeroporto e nenhum delas transportava passageiros. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o acidente ocorreu quando uma das aeronaves manobrava para estacionar no aeroporto.

Fonte: JORNAL O DIA, via NOTIMP

Noticia relacionada: FAB, Nota Oficial: ocorrência com aeronave da TAM




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented