|

Acordo entre Brasil e França promove cooperação aeroespacial





Parcerias com polos de competitividade devem facilitar transferência de tecnologias

Juliana Kirihata

O Centro para a Competitividade e Inovação do Cone Leste Paulista (Cecompi) firmou nesta quinta-feira um acordo de cooperação com o polo de competitividade francês Pegase, que engloba as áreas aeronáutica e espacial e concentra empresas especializadas em helicópteros.

O Cecompi é uma associação que promove a integração entre o poder público, as instituições de ensino e pesquisa e a iniciativa privada. O objetivo do acordo fechado durante a 13ª edição da Expo Aero Brasil, - feira do setor de aeronáutica que acontece nesta semana em São José dos Campos, em São Paulo - é proporcionar a cooperação em diferentes áreas entre o Pegase, da região francesa de Marselha, e as empresas do Vale do Paraíba.

Segundo Hervé Coulomb, adido aeronáutico da Embaixada da França no Brasil, o acordo deve colocar as indústrias francesa e brasileira em contato mais direto para poder incentivar as parcerias tecnológicas. “O Brasil é um dos primeiros fora da Europa a colaborar com os clusters franceses”. Além disso, os países devem cooperar no desenvolvimento de projetos na área de inovação e pesquisa, afirma Coulomb.

Os clusters, ou polos de competitividade, reúnem mais de cinco mil empresas na França, sendo que 80% delas são de pequeno e médio portes. No Brasil, o Cecompi liderou os estudos que permitiram a criação o Arranjo Produtivo Local (APL), programa centrado no fortalecimento de micro, pequenas e médias empresas da cadeia aeroespacial na região de São José dos Campos.

Além do Pegase, outro polo de competitividade francês que já firmou acordo com o centro brasileiro foi o AStech. A expectativa da Ubifrance, agência francesa para o desenvolvimento internacional das empresas, é que em 2011 seja assinada parceria com outro grande polo do país, o Aerospace Valley. “Uma vez assinados esses três acordos, a comunidade das indústrias brasileiras terá acesso a quase 90% da indústria aeroespacial francesa”, diz Coulomb.

De acordo com Reginaldo dos Santos, presidente do conselho de administração do Cecompi, a cooperação também ajuda no intercâmbio de empresas. “Nós apoiamos as empresas que tenham interesse em vir ao Brasil e do outro lado, eles também nos apoiam”, diz.

Fonte: ÚLTIMO SEGUNDO, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented