|

Veículo Aéreo não-Tripulado é apresentado oficialmente no RS










O Veículo Aéreo não-Tripulado (VANT) foi apresentado oficialmente hoje (10/5), na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, ao Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, e representantes do Exército e Marinha.

O equipamento em avaliação é o Hermes 450, fabricado pela empresa israelensa Elbit Systems, e que envolve a participação de sua subsidiária no Brasil, a empresa Aeroeletrônica, com sede em Porto Alegre. “Nosso objetivo é aprender com as Forças Armadas quais são as necessidades futuras para a operação do VANT no Brasil. Apoiamos o projeto a fim de criar em Santa Maria um centro de excelência em VANT no Brasil”, declarou Vitor Jaime Neves, diretor-executivo da Aeroeletrônica.



O VANT mede seis metros de comprimento e 10 metros de envergadura (da ponta de uma asa a outra). Voa a 110 km/h, pode atingir cerca de 5 mil metros de altitude e permanecer por mais de 15 horas em voo.


O equipamento chegou ao país em 9 de dezembro do ano passado e, ao longo do mês de janeiro, militares da FAB iniciaram o seu treinamento com o apoio de especialistas israelenses.


A FAB espera concluir a etapa de avaliação até o final do ano. Nesse período, também participarão do Grupo de Trabalho representantes do Exército e da Marinha.


“Além de ser uma aeronave de grande autonomia com baixo custo de aquisição e operação, ainda propicia informações em tempo real com risco humano inexistente pelo fato de não ser tripulado. Essa novidade tecnológica, até então adotada por outras nações, hoje se faz realidade em nosso país”, explicou o Comandante do Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR) Tenente-Brigadeiro-do-Ar Gilberto Antonio Saboya Burnier.

Fonte: CECOMSAER



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented