|

FAB inaugura primeira unidade de suprimento e manutenção de aeronaves na Amazônia





O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, inaugurou na terça-feira (25/5) o Hangar do Destacamento de Suprimento e Manutenção (DSM) de Manaus, localizado na Base Aérea de Manaus (BAMN). A partir de agora, a Força Aérea Brasileira (FAB) passa a contar com uma unidade específica e única para efetuar a manutenção de sua frota de aeronaves na região amazônica. O evento teve a presença de várias autoridades do Alto Comando da Aeronáutica.

O Destacamento tem cerca de sete mil metros quadrados. Para a construção foram utilizados 150 mil metros cúbicos de terra, o que representou 30 mil viagens de caminhão para o transporte desse volume. O hangar será utilizado para a manutenção de aeronaves dos modelos C-105, C-98, C-97, H-60 e F-5, além daquelas em trânsito na região. A infraestrutura da nova instalação é composta por 32 seções diferentes distribuídas entre os setores de manutenção, logística e controle, por onde estão alocados 136 militares das mais diversas especialidades.

“Esse hangar vem consolidar uma política do comando da aeronáutica no sentido de concentrar a logística sobre um órgão para permitir que o comando geral de operações aéreas realize as suas missões em condições de maior mobilidade e eficácia”, explica o Tenente-Brigadeiro-do-Ar Antonio Gomes Leite Filho, comandante do Comando Geral de Apoio (COMGAP), a quem o DSM está subordinado.

“A grande vantagem será a execução descentralizada dos serviços que vai permitir agilidade e economia de recursos", ressalta o Tenente-Coronel-Aviador Esdras Sakuragui, chefe do Destacamento.

Divisão Odontológica

Em sua passagem por Manaus, o Comandante da Aeronáutica também inaugurou a nova divisão odontológica do Hospital de Aeronáutica de Manaus. A instalação possui 14 consultórios onde vai se revezar um efetivo de 35 oficiais-dentistas em dois turnos.

“A nossa missão é atender os militares do efetivo e seus dependentes com um serviço de excelência. Nesse sentido, é grande a importância da inauguração dessa divisão não só para a população aeronáutica, mas também para as nossas missões CAN (Correio Aéreo Nacional) e ACISO (Ação Cívico Social) que realizamos frequentemente na região”, afirmou o Major-Dentista Mário José de Oliveira Ricart, chefe da divisão odontológica.

Simulador C-105

Na ocasião, o Comandante também visitou o simulador da aeronave C-105. O equipamento permite o treinamento do piloto nas mais diversas situações, como vôo básico, por instrumentos, lançamento de cargas e guerra eletrônica. O aparelho é considerado como de última geração e não há similar abaixo da linha do Equador, seja na esfera civil ou militar.

Desde fevereiro deste ano, 106 pilotos da FAB já utilizaram o equipamento. Entre as principais vantagens da utilização do aparelho estão a possibilidade de simular condições que não seriam possíveis em situações reais e o barateamento dos custos.




Fonte: CECOMSAER






Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented