|

Falta de manutenção pode ter causado acidente da Air France








Para especialistas, falta de limpeza de sensores de velocidade pode ter levado a queda

EFE

Os especialistas que analisam o acidente com o avião da Air France em 1º de junho, entre Rio de Janeiro e Paris, no oceano Atlântico, que causou a morte de todos os 228 ocupantes, consideram que falhas na manutenção da aeronave podem ter levado à tragédia, informou neste sábado (24) o jornal francês Libération. A publicação de novos elementos do relatório judicial, no entanto, não determina de forma conclusiva o que levou o Airbus A330 da companhia francesa a cair no oceano Atlântico. A versão definitiva será apresentada apenas dezembro.

De acordo com o jornal, a novidade do relatório é a hipótese de que a falha nas sondas de medição de velocidade da aeronave possa estar "vinculada ao passado" de manutenção do avião. Isso significa que as sondas pitot do fabricante Thales poderiam ter sido cobertas rapidamente por uma camada de gelo, o que "teria gerado uma série de panes que levaram à deterioração das condições de condução da aeronave" simplesmente pela falta de limpeza periódica.

A tese, se confirmada, pode abrir uma discussão para questionar as regras fixadas pela fabricantes Airbus, que estabelece que os medidores de velocidade devem receber manutenção a cada 21 meses.

Ao mesmo tempo, os peritos judiciais dizem não acreditar que apenas as sondas ou as condições meteorológicas desfavoráveis expliquem de forma unilateral as causas do acidente. Por isso, concluem que "é necessária a busca de outras provas", o que sugere que os juízes não vão apontar culpados para os fatos.

A Air France, que disse não ter conhecimento do relatório apresentado pelo Libération, ressaltou em comunicado que a investigação realizada pelo Escritório de Investigações e Análises (BEA), órgão francês responsável pelo caso, mostra que a companhia aérea "respeitou todos os procedimentos ditados pelos fabricantes e as autoridades".

As revelações chegam um dia depois de o BEA dar por encerrada a terceira fase de buscas pelas caixas-pretas do Airbus A330, que desde o começo do mês estavam sendo feitas por dois navios, o Seabed Worker e o Anne Candies. Os navios, que realizaram varrições no fundo do mar com sonares e submarinos em uma área de 3.000 quilômetros quadrados, devem voltar ao porto de Recife para uma escala técnica. O secretário de Transportes francês, Dominique Bussereau, pediu ao BEA que faça uma quarta operação de buscas pelas caixas-pretas, assegurando que tanto a Airbus quanto a Air France estão dispostos a financiar os esforços.

Fonte: PORTAL R7, via NOTIMP (foto: Pawel Kierzkowski)





Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented