|

Dia de caos em aeroportos






São Paulo – Aeroportos de São Paulo e Rio de Janeiro enfrentaram ontem atrasos que chegaram a atingir sete em cada 10 voos previstos em várias horas do dia. O motivo do caos, que reuniu milhares de pessoas em intermináveis filas e aeronaves paradas nas pistas de grandes terminais, como o de Guarulhos, na Grande São Paulo, e o Santos Dumond, na capital fluminense, teriam sido os fortes temporais que atingiram as cidades desde o início da madrugada. Aliado ao tempo ruim, que causou o fechamento dos aeroportos em alguns momentos, principalmente pela manhã, o retorno do feriado prolongado ajudou a aumentar o impacto sobre a infraestrutura das companhias aéreas.

Balanço divulgado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) às 16h de ontem registrava atrasos em 71,5% dos voos programados no aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo. De acordo com o órgão, 108 dos 151 programados sofreram atraso. Outros 14 foram cancelados na volta do feriado prolongado de Páscoa desde a abertura do aeroporto, às 6h de ontem. Ainda segundo a Infraero, Congonhas continuava operando por instrumentos, mas estava aberto para pousos e decolagens no fim da tarde. O aeroporto ficou fechado das 6h06 às 6h12 e entre as 7h52 e as 7h55 durante vistoria da pista por causa da chuva que atingiu a cidade na manhã de ontem.

A Infraero de São Paulo informou que o atraso nos voos ocorreu devido ao fechamento do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, na noite de domingo, o que provocou um acúmulo e congestionou o tráfego aéreo. No Aeroporto Santos Dumont, no Rio, dos 103 voos programados, 57 (55,3%) tiveram atraso e 13 (12,6%) foram cancelados, até as 16h de ontem.

O resultado desse efeito cascata nos principais aeroportos da Região Sudeste foi passageiros lotando o saguão de check-in das companhias. Em Congonhas, às 11h30, a fila se estendia pelo corredor das lojas e chegava à área dos restaurantes. Funcionários de companhias aéreas informavam aos passageiros que os atrasos eram reflexo dos seguidos fechamentos do aeroporto durante a manhã. A situação só começou a se normalizar por volta das 10h30. Nos painéis de informações espalhados pelo aeroporto, ao lado de vários voos havia um aviso para que os passageiros procurassem as companhias aéreas.

A advogada Ana Paula Rossi, 30 anos, aguardava ontem o embarque para o Rio no voo das 9h50. Por volta das 12h40, ela ainda esperava a confirmação da decolagem do seu voo, e, segundo ela, ainda não havia previsão. Ela chegou a ficar na área de embarque do aeroporto, mas saiu porque o local estava lotado. “As filas estavam enormes até para comer. Estava tudo lotado e não havia onde sentar”, afirmou. Ela mora na capital fluminense e tinha uma audiência de trabalho às 14h30. Por causa do atraso, outro advogado precisou ir em seu lugar.

Fonte: ESTADO DE MINAS, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented