|

Cadetes da AFA concluem com sucesso o salto de emergência





No período de 14 a 27 de março, 217 Cadetes do 1º Esquadrão do Corpo de Cadetes da Aeronáutica (CCAER) – Turma Arcturus - receberam a instrução de Salto de Emergência, ministrada pelo Esquadrão Aero-Terrestre de Salvamento (PARA-SAR), na Academia da Força Aérea (AFA).

O exercício faz parte do currículo dos cursos de formação e tem por objetivo instruir o futuro Oficial, quando pilotando, tripulando ou sendo transportado por uma aeronave militar, a abandoná-la em voo, em situação de emergência.

A Turma foi dividida em dois grupos que, juntamente com 13 Cadetes do 2º Esquadrão e 25 oficiais da Marinha do Brasil, passaram por uma semana de intenso treinamento teórico e prático que incluiu treinamento físico especializado; instruções de aterragem de plataforma de 60cm e 120cm e do balanço; manuseio de equipamento; técnica de controle do paraquedas e instruções para situações de emergência. Os cadetes também puderam utilizar a aeronave C-115 Buffalo, em monumento na AFA, para o treinamento de saída de aeronave.

Os saltos foram realizados em dois dias - 20 e 27 de março - e, como marco a ser destacado, nenhum acidente foi registrado. As aeronaves utilizadas para o exercício foram, respectivamente, o C-105 Amazonas, da Base Aérea de Campo Grande e o C-130 Hércules, da Base Aérea dos Afonsos.

Além da instrução básica ocorrida, Cadetes do 3º e 4º Esquadrões do Curso de Formação de Oficiais de Infantaria empregaram os conhecimentos já adquiridos na realização do Salto e, ao aterrarem, iniciaram um exercício simulado de infiltração aeroterrestre.

Ao final da instrução geral, o Brigadeiro-do-Ar Pinto Machado, Comandante da II Força Aérea, recebeu o seu brevê por ter concluído o Curso Básico de Paraquedista Militar, ministrado pelo PARA- SAR, e tornou-se o mais antigo paraquedista na ativa da Força Aérea Brasileira.

Fonte: AFA




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented