|

Avião da Esquadrilha da Fumaça cai durante show e piloto morre






FLORIANÓPOLIS - Um avião da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu no final da tarde de sexta-feira em Lages, Santa Catarina. O piloto, capitão Anderson Amaro Fernandes, 33 anos, morreu na hora. Este foi o primeiro acidente da história da Esquadrilha da Fumaça, considerada a melhor do mundo. Ninguém do público foi ferido.

O avião se apresentava por volta das 17h com outras seis aeronaves para a população da cidade. A aeronave, modelo Tucano T-27, chocou-se com a lateral da pista durante uma manobra cerca de 20 minutos depois do início do show aéreo, segundo contaram testemunhas. Não havia no momento Corpo de Bombeiros. Os outros seis aviões desfizeram a formação aérea tão logo os pilotos viram o fogo e a fumaça.

Na avaliação de pilotos amadores que presenciaram a queda, a manobra que o capitão Amaro não conseguiu concluir era uma das mais simples da apresentação. A Esquadrilha da Fumaça se apresentava para homenagear o Aeroclube de Lages, que completa 68 anos.

Investigação

Em nota, o Comando da Aeronáutica lamentou a morte do piloto e disse que já iniciou as investigações para identificar os fatores que contribuíram para o acidente.

Nascido em Fortaleza-CE, Fernandes ingressou na Força Aérea em 1996, na EPCAR, sendo declarado Aspirante-a-Oficial em 2000. Realizou os seguintes cursos: Ala da Aviação de Ataque, Instrutor de Vôo, Tráfego Aéreo Internacional e Líder de Esquadrilha na aeronave T-27. Atualmente ele era o Chefe da Subseção de Patrimônio.

Fonte: JORNAL DO BRASIL, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented