|

Voo 447: navios de pesquisa partem em busca de avião






Dois navios de pesquisa partiram ontem de Recife em busca de destroços e registros de informação da aeronave da Air France que decolou do Rio de Janeiro na noite do dia 31 de maio do ano passado com destino a Paris e caiu no Oceano Atlântico poucas horas depois, informou hoje um funcionário do setor aéreo francês. O acidente matou as 228 pessoas a bordo.

Uma embarcação dos Estados Unidos e outra da Noruega zarparam ontem e devem levar dois dias para chegar à área de buscas, disse em Paris Martine Del Bono, uma porta-voz do Escritório de Investigações e Análises para a Aviação Civil (BEA, na sigla em francês).

A operação de 30 dias utilizará submarinos robôs equipados com sonar e máquinas que poderão realizar buscas até quatro mil metros abaixo da superfície. É a terceira tentativa de se encontrar os escombros dos registros do voo 447.

O chefe do BEA, Jean-Paul Troadec, disse na semana passada que havia uma boa chance de se encontrar os destroços do avião. A nova área para as buscas é menor, graças a um esforço envolvendo vários cientistas para determinar a trajetória dos escombros. Funcionários dizem que é crucial localizar os dados sobre o voo e as vozes registradas, pois os mil pedaços de escombros encontrados até o momento não resultaram em informações concretas sobre a causa do acidente.

Os equipamentos procurados contêm registros das conversas na cabine e várias leituras de dados da aeronave. Sem essas informações, os investigadores provavelmente nunca vão poder determinar a causa do acidente, ocorrido em um momento de forte chuva acompanhada de trovões. Com as informações coletadas até o momento, os investigadores acreditam que o avião estava intacto quando colidiu no oceano.

Fonte: O ESTADO DE SÃO PAULO, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented