|

FAB informa que ''parte'' dos papéis foi queimada





A descoberta do lote de documentos da Aeronáutica levou o comando da Força a rever os argumentos usados em 2006. Se naquele ano a Aeronáutica afirmou que todos os documentos já haviam sido destruídos, agora informou que, na verdade, "grande parte da documentação" foi queimada.

A Aeronáutica alega, ainda, que o acervo de aproximadamente 200 mil documentos "compõe-se de documentação genérica, entendida como de fortuito componente histórico, retratando a ambiência nacional então vigente".

O Ministério da Defesa informou que a justificativa da Aeronáutica, em 2006, de que teria destruído todo o acervo, "referia-se a outros documentos, além desses que foram entregues ao Arquivo Nacional". E repetiu que a existência desse lote agora revelado "foi informada às autoridades naquele mesmo momento".

Os documentos tidos por "genéricos" pela Aeronáutica foram produzidos pelo órgão responsável pela atividade de inteligência da Força aérea Brasileira, o Centro de Segurança e Informação da Aeronáutica (Cisa) e à época classificados como secretos e confidenciais.

Mesmo que a Força considerasse esses documentos como de pouca relevância histórica, a ordem dada pelo governo era para que toda a documentação produzida à época fosse repassada ao Arquivo Nacional.

O Ministério da Casa Civil informou ao Estado que na quinta-feira passada pediu ao Ministério da Defesa a apuração dos fatos.

Fonte:
O ESTADO DE SÃO PAULO, via NOTIMP








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented