|

Aeronáutica entrega documentos "perdidos"





Mais de 50 mil papéis da ditadura, que a FAB afirmava terem sido destruídos, foram para o Arquivo Nacional

O Comando da aeronáutica entregou ao Arquivo Nacional documentos secretos que produziu durante a ditadura e que antes afirmava terem sido destruídos. Segundo o jornal "O Estado de S. Paulo", foram 189 caixas com mais de 50 mil documentos acumulados entre 1964 e 1985.

O acervo contém fichas pessoais, relatórios de monitoramento, instruções a militares e papéis referentes à guerrilha do Araguaia. Também constam informações sobre Fidel Castro, Ernesto Che Guevara (1928-1967) e Carlos Lamarca, morto em 1971. Até o início da noite de ontem, a assessoria de comunicação da aeronáutica se preparava para divulgar uma nota sobre o assunto, mas até a conclusão desta edição o texto não havia sido publicado.

O arquivo entregue faz parte do acervo do Centro de Segurança e Informação da aeronáutica. A transferência dos documentos foi realizada por oficiais de alta patente, sob a proteção de soldados. O acervo está em fase de catalogação e ainda não está disponível para consulta.

Em 2006, a aeronáutica chegou a comunicar à Casa Civil a existência de um acervo com "documentação genérica", mas negou que houvesse documentação sobre monitoramento, infiltração de agentes e perseguição política.

De acordo com a reportagem, a análise de alguns dos informes do Centro de Segurança e Informação da aeronáutica indica que documentos importantes podem ter sido retirados antes da entrega.

Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO, via NOTIMP








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented