|

Aeroporto do Galeão deve ficar fora do traçado






DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Aeroporto do Galeão (RJ) deverá deixar de ser uma estação obrigatória do trem-bala. A sugestão foi feita por vários possíveis investidores ao governo, que não vê problema em retirá-la, desde que o futuro concessionário dê uma solução alternativa para ligar o Aeroporto internacional do Rio de Janeiro a uma das estações do trem-bala. O argumento dos investidores foi o de que a inclusão do Galeão no traçado iria encarecer o projeto em aproximadamente R$ 2 bilhões.

Com a saída do Galeão, as estações obrigatórias serão Barão de Mauá (RJ), Aparecida (SP), Campo de Marte (SP), Guarulhos (SP), Viracopos (SP) e Campinas (SP). Além disso, o empreendedor terá que construir mais duas estações, à sua escolha, no Vale do Paraíba.

Essa não é a primeira concessão que o governo faz para adequar o projeto às necessidades dos interessados privados e, assim, tentar aumentar a competição no leilão. Uma delas foi liberar a tarifa, deixando sob controle da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) apenas o valor da passagem entre o centro do Rio e o de São Paulo, na classe econômica. Todos os demais trechos e classes terão preços livres.

Outra mudança feita pelo governo foi adotar uma metodologia para dar mais garantia aos investidores quanto a uma possível demanda inferior à projetada. A demanda é o fator preponderante para determinar o fluxo de caixa do empreendimento, o que, por sua vez, determina as condições de pagamento dos empréstimos feitos.

Nesse caso, o temor é que uma demanda mais baixa inviabilize o pagamento do financiamento. Para contornar o problema, o governo vai desenvolver uma metodologia de financiamento que permita que os juros do empréstimo e o prazo de pagamento sejam alterados, caso haja menos demanda.

Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented