|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 22/12/2018 / Brasil terá primeiro helicóptero da América do Sul reabastecido em voo



#Aviação #Defesa #FAB - Brasil terá primeiro helicóptero da América do Sul reabastecido em voo ...  


Nielmar De Oliveira ...  



A Força Aérea Brasileira (FAB) concluiu ontem (21) a primeira fase da campanha de ensaio para certificação do sistema de reabastecimento em voo do helicóptero H-36 Caracal com o avião tanque KC-130H. A operação tornará o país o primeiro da América do Sul capacitado para ações do tipo, diurnas e noturnas.

A operação de ontem ocorreu na Ala 11 do Aeroporto Internacional Galeão-Tom Jobim, (Galeão), na zona norte do estado. “Desta forma, são conduzidas avaliações específicas de ambas as aeronaves para determinar um envelope seguro contendo velocidade, altitude e configurações específicas”, diz a FAB, em nota.

Nos ensaios de voo dessa primeira fase de certificação, não há transferência de combustível do avião tanque para o helicóptero, sendo realizados apenas "contatos secos". Provas com as "conexões molhadas" só vão ocorrer na segunda fase do programa, no próximo ano.

“Os ensaios em voo com conexão a seco tem o objetivo de avaliar a capacidade de reabastecimento em voo por meio das avaliações do grau de turbulência, verificação de possível interferência na leitura do sistema anemométrico devido à perturbação do ar e verificação do funcionamento do sistema mecânico em voo”, diz a nota.

Coordenação
As provas são coordenadas pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), que participa com duas de suas unidades: o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), organização militar que atua na certificação de sistemas de gestão da qualidade, e o Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), que desde 2014 vem atuando nas previsões teóricas e preparo da campanha.

Como parte dos preparativos para certificação, aproximadamente 10 militares que fazem parte da operação fizeram intercâmbio na United States Air Force (USAF). “Foi uma oportunidade de verificar quais os procedimentos são aplicáveis para nossa aeronave e elevar o nível de segurança dos ensaios”, disseo Tenente Luís Gustavo Leandro de Paula, engenheiro de ensaio em voo do instituto.

Segundo a FAB,  a transferência de combustível em voo possibilita ao H-36 alcançar os extremos dos 22 milhões de km2 do território brasileiro, “para cumprir as missões de resgate no mar, ajudas humanitárias, infiltrações de tropas e transporte de militares em locais estratégicos”.

Segunda Fase
A FAB informou que após o término da primeira etapa, será realizada a segunda fase da operação, na qual serão feitas as verificações finais de certificação.

Em cumprimento ao contrato do projeto H-XBR, uma equipagem de ensaios da empresa Airbus Helicopters virá ao Brasil para apoiar na conclusão do processo de certificação, por meio de ensaio em voo com conexão molhada (transferência de combustível) e para realizar treinamento dos pilotos da FAB, que futuramente irão operar o H-36 Caracal.




Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




PORTAL G1


Com cotas para negros pela 1ª vez, ITA divulga aprovados no vestibular 2019

Instituição tem um dos vestibulares mais concorridos do país e adotou sistema de cotas pela primeira vez. Aprovados ainda serão submetidos a exames médicos.

G1 Vale Do Paraíba E Região | Publicada em 21/12/2018 08:12

Neste ano, o ITA adotou pela primeira vez o sistema de cotas para negros, além de fazer uma mudança no modelo de provas. Ao todo, são oferecidas 110 vagas, sendo 25 reservadas para cotistas.
Com o novo formato das provas, os 10,7 mil candidatos passaram por uma prova eliminatória com 60 questões de múltipla escolha, divididas entre português, inglês, matemática, física e química. Os cerca de 580 mais bem classificados fizeram as provas da segunda fase, que definiu os aprovados.
Segundo o ITA, os candidatos aprovados na segunda fase ainda devem passar por exame médico. Eles devem se apresentar no Campus do ITA a partir do dia 13 de janeiro e o exame será feito no dia seguinte.
As notas finais dos candidatos serão disponibilizadas no site da instituição a partir do dia 3 de janeiro.
O ITA oferece seis cursos de graduação: aeroespacial, aeronáutica, civil-aeronáutica, de computação, eletrônica e mecânica-aeronáutica.

Cenipa investiga causas do pouso de emergência de Boeing 777 no aeroporto de Confins

De acordo com o Cenipa, os investigadores fizeram levantamento de dados e fotos, retiraram partes da aeronave para análise, ouviram testemunhas e reuniram documentos.

G1 Minas E Tv Globo | Publicada em 21/12/2018 08:27

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) abriu investigação nesta quinta-feira (20) para apurar as causas do pouso de emergência do Boeing 777 da Latam. A aeronave aterrissou na madrugada desta quinta no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Região Metropolitana.
De acordo com o Cenipa, os investigadores fizeram levantamentos de dados e fotos, retiraram partes da aeronave para análise, ouviram testemunhas e reuniram documentos.
Ainda segundo o Cenipa, o objetivo da investigação é prevenir que novos casos como o da Latam aconteçam.
O órgão não informou em quanto tempo a investigação será concluída, mas afirmou que será no menor prazo possível, dependendo da complexidade do caso.
A Latam informou que a aeronave permanece em Confins, onde passa por manutenção, nesta sexta-feira (21). Em nota, a empresa não esclareceu o que aconteceu com a aeronave e disse que a apuração é feita pelas autoridades competentes.
Funcionamento normal
O aeroporto funciona normalmente nesta sexta-feira (21), de acordo com a BH Airport. A concessionária orienta que os passageiros que tiveram o voo cancelado nesta quinta liguem para a companhia antes de irem para o terminal.
Na noite passada, a pista foi totalmente liberada às 22h45, isto é, 21 horas após o pouso de emergência de um Boeing 777 da Latam, com 339 passageiros e 16 tripulantes. Houve problemas elétricos.
Até as 6h desta sexta, havia um voo cancelado e um com atraso no terminal dentre os sete previstos até o horário. A concessionária não infomou se houve uma redução na quantidade de voos, e afirma que todas as operações solicitadas pelas companhias aéreas estão sendo realizadas.
Em média, 30 mil pessoas passam diariamente por Confins em 300 voos, segundo a BH Airport.
Pouso de emergência
Nesta quinta, após o pouso de emergência, a pista foi fechada à 1h43. Passageiros relataram susto e choro dentro do avião. Desde as 12h, o funcionamento foi parcial, com pousos e decolagens partindo da mesma cabeceira. Aviões menores foram priorizados, que não precisam usar toda a pista, que tem 3 mil metros de extensão.
Um avião cargueiro da Força Aérea Brasileira (FAB) chegou, por volta das 17h50 ao terminal com dois macacos hidráulicos e oito pneus, pesando 250 quilos cada. O equipamento, que tem seis toneladas.
Em nota, a empresa não esclareceu o que aconteceu com a aeronave e afirmou que não estava medindo esforços para minimizar impactos a passageiros. Os passageiros que estavam no voo LA8084 embarcaram, no final desta tarde, para Guarulhos, de onde seguiriam novamente com destino a Londres.
A TV Globo apurou que os pneus foram danificados durante o pouso de emergência por problemas elétricos. Como o avião estava pesado por estar com tanque cheio para chegar a Londres, o sistema de sensores e plugues que esvazia pneus para evitar que eles estourem e causem acidente grave foi acionado. Na chegada a Confins, o avião foi recebido por brigadistas, que jogaram espuma para evitar explosão. Oito dos 14 pneus estavam vazios.
Até as 23h30, foram registrados 146 cancelamentos, além de atrasos em 71 pousos e em 61 decolagens.
A Azul chegou a transferir voos para o Aeroporto da Pampulha, que atualmente opera apenas para voos regionais e executivos por determinação do Tribunal de Contas da União.
AGÊNCIA BRASIL


Brasil terá primeiro helicóptero da América do Sul reabastecido em voo


Nielmar De Oliveira | Publicada em 21/12/2018 14:37

A Força Aérea Brasileira (FAB) conclui hoje (21) a primeira fase da campanha de ensaio para certificação do sistema de reabastecimento em voo do helicóptero HJ-Caracal com o avião tanque KC-130H. A operação tornará o país o primeiro da América do Sul capacitado para ações do tipo, diurnas e noturnas.
A operação de hoje ocorre na Ala 11 do Aeroporto Internacional Galeão-Tom Jobim, (Galeão), na zona norte do estado. “Desta forma, serão conduzidas avaliações específicas de ambas as aeronaves para determinar um envelope seguro contendo velocidade, altitude e configurações específicas”, diz a FAB, em nota.
Nos ensaios de voo dessa primeira fase de certificação, não há transferência de combustível o avião tanque para o helicóptero, sendo realizados apenas "contatos secos". Provas com as "conexões molhadas" só vão ocorrer na segunda fase do programa, no próximo ano.
“Os ensaios em voo com conexão a seco tem o objetivo de avaliar a capacidade de reabastecimento em voo por meio das avaliações do grau de turbulência, verificação de possível interferência na leitura do sistema anemométrico devido à perturbação do ar e verificação do funcionamento do sistema mecânico em voo”, diz a nota.
Coordenação
As provas são coordenadas pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), que participa com duas de suas unidades: o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), organização militar que atua na certificação de sistemas de gestão da qualidade, e o Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), que desde 2014 vem atuando nas previsões teóricas e preparo da campanha.
Como parte dos preparativos para certificação, aproximadamente 10 militares que fazem parte da operação fizeram intercâmbio na United States Air Force (USAF). “Foi uma oportunidade de verificar quais os procedimentos são aplicáveis para nossa aeronave e elevar o nível de segurança dos ensaios”, disseo Tenente Luís Gustavo Leandro de Paula, engenheiro de ensaio em voo do instituto.
Segundo a FAB,  a transferência de combustível em voo possibilita ao H-36 alcançar os extremos dos 22 milhões de km2 do território brasileiro, “para cumprir as missões de resgate no mar, ajudas humanitárias, infiltrações de tropas e transporte de militares em locais estratégicos”.
Segunda Fase
A FAB informou que após o término da primeira etapa, será realizada a segunda fase da operação, na qual serão feitas as verificações finais de certificação.
Em cumprimento ao contrato do projeto H-XBR, uma equipagem de ensaios da empresa Airbus Helicopters virá ao Brasil para apoiar na conclusão do processo de certificação, por meio de ensaio em voo com conexão molhada (transferência de combustível) e para realizar treinamento dos pilotos da FAB, que futuramente irão operar o H-36 Caracal.



Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented