|

Infraero marca presença no Seminário Internacional BIM: Uma agenda para o Brasil



#Aeroportos #Eventos - #Infraero marca presença no Seminário Internacional BIM: Uma agenda para o Brasil ...  



Dublin & New York, Novembro de 2018 - A INFRAERO será uma das conferencistas no Seminário Internacional BIM: Uma agenda para o Brasil, que acontece na próxima terça-feira (6/11), das 8h às 17h, no Teatro Hotel Jaraguá, em São Paulo (SP). Promovido pelo Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco), o evento tem o objetivo de discutir a utilização da metodologia BIM para o desenvolvimento e a operação de empreendimentos públicos. 

Assim, o Sinaenco propõe uma análise sobre os desafios da implementação da Agenda BIM no Brasil, considerando a expectativa de, em 10 anos, o processo estar disseminado nas obras públicas; e o fato de que a partir de 2021, alguns órgãos de governo federal devem exigir o BIM na elaboração de modelos em disciplinas de arquitetura e de engenharia.

Na ocasião, a INFRAERO vai compor o painel temático de apresentação de cases sobre a utilização do BIM através do projeto Aeroporto Digital de Londrina, implantado neste ano, que consiste num ambiente comum de dados em modelo digital 3D de todo o terminal paranaense. A iniciativa conta ainda com integração do modelo BIM com o Sistema de Informações Geográficas (SIG), desenvolvido em uma base de integração para compartilhar dados dinamicamente e permitir a compreensão de todo o aeroporto por todas as partes relacionadas, eliminando dados redundantes e melhorando eficiência operacional.

O projeto da INFRAERO prevê uma economia anual de até R$ 540 mil para o aeroporto londrinense por meio da diminuição dos custos de cadastramento, projeto e manutenção, do aprimoramento da operação aeroportuária, da gestão de informações e do aumento da rentabilidade comercial, além da diminuição de paradas de equipamentos e agilidade em processos fundiários que terão os cálculos efetuados após a conclusão do projeto. 

Além da INFRAERO, estão previstas no evento a participação do especialista em BIM Dr. Calvin Kam (Universidade de Stanford), que contribuiu diretamente no programa de Building Information Modelling do General Services Administration (GSA) dos Estados Unidos; da coordenadora do Comitê Gestor da Estratégia BIM-BR, Talita Saito, e do professor da Universidade Católica do Chile, Alberto Fernandez Gonzalez. Os debates contarão ainda com a participação de membros da academia e de representantes de estatais e órgãos públicos. A programação completa do Seminário Internacional BIM: Uma agenda para o Brasil pode ser obtidas através do linkhttp://sinaenco.com.br/noticias/seminario-internacional-bim/.

Building Information Modeling

BIM (do inglês Building Information Modeling), ou Modelagem da Informação da Construção, é um conjunto de tecnologias e processos integrados, que permite a criação, a utilização e a atualização de modelos digitais de uma construção, de modo colaborativo, de forma a servir a todos os participantes do empreendimento durante todo o ciclo de vida do ativo. Trata-se de um facilitador estratégico para melhor tomada de decisão tanto para edificações, quanto para empreendimentos de infraestrutura. Pode ser aplicado a novos projetos de construção, e fundamentalmente, o BIM pode ser utilizado para reformas e manutenção do ambiente construído - a maior parte do setor público.  

O uso da metodologia BIM vem ao encontro da nova identidade da INFRAERO - moderna, ágil, eficaz e com foco no crescimento autossustentável, que pretende estimular o crescimento econômico e a competitividade enquanto entrega valor para o dinheiro público através da introdução mais ampla do BIM.  A empresa vem sendo proativa em promover o uso do BIM para entregar ativos públicos com valor agregado e realizar suas operações para assegurar os benefícios econômicos, ambientais e sociais. 

BIM pelo mundo

A tecnologia BIM já é amplamente utilizada em diversos países tanto pelo poder público como pelo setor privado. O governo britânico, por exemplo, conta com um Programa BIM, sendo sua difusão e obrigatoriedade instituídos desde 2016, que apontou a meta de redução de 15% nos custos das obras governamentais. Apenas nos últimos três anos, o governo daquele país, que apresenta o maior percentual de usuários BIM do mundo, já investiu 15 milhões de libras esterlinas em normas e ações de difusão da tecnologia e seus procedimentos. Há dois anos, o Reino Unido possui convênio de cooperação com o governo brasileiro para troca de experiências em obras governamentais dos dois países.  

Outro exemplo de bons resultados com a metodologia BIM foi a construção da nova linha de metrô Elizabeth Line, localizada em Londres. O projeto, da estatal britânica Crossrail, foi integralmente executado em BIM, incluindo planejamento, design e acompanhamento da obra. O modelo 3D produzido permitirá ao operador controlar todos os sistemas e componentes elétricos, mecânicos e eletrônicos presentes nas 40 estações e 21 Km de túneis da nova linha. Com isso, a pretende aumentar a eficiência energética e o aprimoramento tanto da segurança operacional quanto da operação em si. 

Mostrando estar alinhada com a inovação, para a implantação do BIM a Infraero optou por adquirir para seu parque tecnológico as mesmas soluções utilizadas no projeto britânico, de forma a aproveitar as melhores referências e lições aprendidas em transportes, logística e infraestrutura. 



SERVIÇO:
Seminário Internacional BIM: Uma agenda para o Brasil
Data: 6 de novembro
Horário: 8h-17h
Local: Teatro Hotel Jaraguá (Rua Martins Fontes, 71 – Bela Vista) – São Paulo
Site oficial do evento: http://sinaenco.com.br/noticias/seminario-internacional-bim/.


Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented