|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 30/09/2018 / Infraero vai ampliar área do Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte



#Aeroportos #Infraero - Infraero vai ampliar área do Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte ...  


Projeto prevê integração do terreno do antigo centro de treinamento da Aeronáutica ao terminal; voos de grande porte estão proibidos por determinação do TCU ...  



Projeto desenvolvido pela Infraero prevê a integração do terreno do antigo centro de treinamento da Aeronáutica ao Aeroporto Carlos Drummond de Andrade, conhecido como Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte. De acordo com a empresa, a intenção é aumentar a área do terminal e atender a uma demanda reprimida de pontes aéreas, a partir da retomada de voos com aviões de maior porte no aeroporto.

Neste mês, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou voos de aviões da categoria 4C, como Airbus A320 e o Boeing 737, na pista da Pampulha. No entanto, o aeroporto não pode voltar a operar com esse tipo de aeronave porque existe uma decisão cautelar do TCU que restringe a operação na Pampulha - apenas voos regionais e executivos chegam e saem do terminal, assim como helicópteros. A decisão é de dezembro do ano passado e não há data para o TCU voltar a analisar o caso.

De acordo com a Infraero, o projeto de ampliação de Pampulha conta ainda com plano de desenvolvimento para a região, envolvendo empreendimentos comerciais. Os detalhes ainda estão em desenvolvimento na empresa. A previsão é que a área da Aeronáutica seja integrada ao aeroporto até o fim deste ano. O contrato entre a Infraero e o Comando da Aeronáutica (Comaer) já foi assinado.

Anac libera, mas operação segue vetada
No dia 11, a Anac atestou que Pampulha tem viabilidade para receber aviões de maior porte, de categoria 4C. Segundo a Infraero, a categoria 4C engloba, entre outros, os principais modelos de aeronaves em operação no país e no mundo, como o Airbus A320 e o Boeing 737, tanto comerciais quanto de carga. Em nota divulgada dia 19, a Anac informou ao G1 que, como órgão técnico, apenas cumpriu seu papel de “avaliar e homologar tecnicamente infraestruturas, certificar aeroportos e zelar pela segurança operacional”.

Apesar da decisão da Anac e da posição da Infraero, os voos na Pampulha seguem restritos devido à decisão tomada em dezembro do ano passsado pelo TCU. Na ocasião, o ministro Bruno Dantas suspendeu, de maneira cautelar, uma portaria do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil que permitia voos comerciais de longa distância saindo da capital mineira. O TCU não tem data para voltar a apreciar o assunto. O Ministério das Cidades diz que cumpre decisões da Corte.




Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




PORTAL G1


Infraero vai ampliar área do Aeroporto da Pampulha | Minas Gerais

Projeto prevê integração do terreno do antigo centro de treinamento da Aeronáutica ao terminal; voos de grande porte estão proibidos por determinação do TCU.

Publicada em 29/09/2018 09:10

Projeto desenvolvido pela Infraero prevê a integração do terreno do antigo centro de treinamento da Aeronáutica ao Aeroporto Carlos Drummond de Andrade, conhecido como Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte.


(Leia acima ...)
AGÊNCIA BRASIL


Jungmann anuncia mais de R$ 100 milhões para compra de radares


Pedro Peduzzi | Publicada em 29/09/2018 13:48

O governo destinará, por meio de convênio com a Força Aérea Brasileira (FAB), mais de R$ 100 milhões para a aquisição de radares aéreos de baixa altitude. O anúncio foi feito ontem (28) pelo ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, durante visita à cidade paranaense de Cascavel.
Segundo ele, o convênio, que tem previsão de ser assinado no início de outubro, permitirá o reforço dos trabalhos de combate à entrada de armas e drogas no país, por meio do monitoramento de aeronaves que sobrevoem a faixa de fronteira.
“Grande parte do tráfico de armas e de drogas é feita por avionetas de baixa altitude, usadas para tentar escapar dos radares convencionais. Por isso, estamos fechando um acordo com a Força Aérea Brasileira para aquisição de radares móveis de baixa altitude”, disse Jungmann em nota divulgada pelo Ministério da Segurança Pública.
O ministro informou que os equipamentos serão colocados na fronteira com a Bolívia e com o Paraguai.
GAZETA ONLINE (ES)


Boatos nas redes sociais atrapalham buscas, diz família de piloto

No oitavo dia do sumiço de Mayke Barcelos e Douglas Lana, boatos de que eles tinham sido encontrados circularam em grupos de WhatsApp e do Facebook

Loreta Fagionato | Publicada em 29/09/2018 22:38

Parentes e amigos do piloto Mayke Stefanelli Barcellos e do empresário Douglas Siqueira Lana reclamaram de boatos que circulam nas redes sociais e atrapalham as buscas, além de alarmar as famílias. Apenas neste sábado (29), eles estiveram no Serviço Médico Legal (SML) de Linhares, em um hospital do município e até seguiram para uma mata em Pedro Canário após boatos de que Mayke e Douglas teriam sido encontrados. No entanto, todas as pistas eram falsas.
O piloto Jânio Garuzzi Barcellos, pai de Mayke, disse que os boatos incomodam a família. “É muito complicado. Quero até pedir para as pessoas pararem de ficar no Facebook e no WhatsApp dando notícia que não é real. Falam que eles estão em São Mateus e a gente vai lá, falam que estão em Pedro Canário e não é, falam que estão em hospital, a gente vai lá e não é também. Ficamos o dia todo nisso. Ao invés de ajudar, a gente fica perdendo tempo”, lamentou.
A irmã de Mayke, Jéssica Stefanelli Garuzzi Barcellos, fez uma postagem nas redes sociais para avisar que as buscas continuam e pediu que as pessoas não compartilhem notícias falsas. “Enquanto houver 1% de chance, teremos 99% de fé”, diz uma postagem.
Na manhã deste sábado, cerca de 30 amigos e familiares do piloto e do empresário se reuniram em frente ao Aeroporto de Linhares e seguiram para a região do Farias, em Linhares, e também em Pedro Canário, para procurar os dois.
Já o Corpo de Bombeiros destacou sete equipes para realizar buscas no Guaxe e no Córrego São José. “Sete equipes estiveram em terra, contando com o apoio da Polícia Militar Ambiental, vasculhando os locais de vegetação que possam esconder a aeronave de um sobrevoo”, explicou o tenente-coronel Ferrari, que coordena as buscas.
Os trabalhos na Lagoa Juparanã foram paralisados temporariamente, pois o sonar, que escaneia o funda da lagoa, quebrou. O aparelho já está no conserto e deve ficar pronto no início da próxima semana. Segundo Ferrari, na próxima terça-feira (02) o sonar deve voltar a ser usado nas buscas. O avião da Força Área Brasileira (FAB) já encerrou os trabalhos de mapeamento da região.
DESAPARECIMENTO
Mayke e Douglas desapareceram no último dia 21, quando seguiram com uma asa-delta motorizada modelo Trike, saindo de Linhares, com destino a Mucuri, na Bahia, para um encontro de aeronaves. Eles decolaram de uma pista no bairro Jardim Laguna, em Linhares, por volta das 5 horas. No entanto, o piloto e o empresário não chegaram na Bahia e não mandaram mais informações para os familiares e amigos.
As buscas começaram no dia 22. Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Força Aérea Brasileira se uniram para realizar os trabalhos. Dados das torres de telefonia e relatos de avistamento ajudam a nortear os locais de buscas.



Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented