|

RIOgaleão realiza primeiro simulado de emergência de alta complexidade em parceria com a Defesa Civil e Corpo dos Bombeiros do Rio de Janeiro



RIOgaleão realiza primeiro simulado de emergência de alta complexidade em parceria com a Defesa Civil e Corpo dos Bombeiros do Rio de Janeiro ...  



Rio de Janeiro, novembro de 2017 - Nesta quinta-feira (30), o RIOgaleão, em conjunto com a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, realizou um simulado de emergência no Aeroporto Internacional Tom Jobim, entre 8h e 14h, para colocar em prática treinamentos de contenção de vazamento de combustível decorrente de furto (técnica da trepanação), combate a princípio de incêndio e evacuação da área. Mais de 60 órgãos estaduais, municipais, federais e privados estiveram envolvidos na operação. Essa é a primeira vez que um treinamento desta complexidade foi realizado no aeroporto. A ação faz parte de uma série de atividades de conscientização social, que ocorrem essa semana no Rio de Janeiro, para promover a redução de riscos de desastres e reforçar a agilidade e o trabalho em equipe – com o envolvimento de diferentes órgãos e entidades – para combater acidentes de alta gravidade.

Na ocasião, o aeroporto realizou três cenários emergenciais, entre prático e teórico em sala de crise, que englobaram o vazamento de combustível com princípio de incêndio, contaminação do solo e suspeita de uso de técnica de trepanação (instalação clandestina na tubulação para furto de combustível dos dutos); pane seca nos pits de abastecimentos das aeronaves, bem como início de incêndio em um tanque do pool de abastecimento das distribuidoras de combustíveis com evacuação da área abastecedora. Por último, foi feita uma simulação de vazamento de combustível de um caminhão abastecedor de aeronaves também com princípio de incêndio – neste, a chegada dos bombeiros para controlar o fogo causou uma tensão na área de movimentação próxima da aeronave durante o embarque de passageiros.   

O diretor de operações do RIOgaleão, Herlichy Bastos, explica que o simulado visa promover integração com todos os órgãos públicos de segurança e emergência do Estado do Rio e com as entidades que atuam no aeroporto, que são fundamentais no caso do simulado se tornar um caso real: “Buscamos com este treinamento uma sinergia e troca de experiências que aumentam a integração entre o poder público e o privado e nivelamento do conhecimento de comando e controle”, avalia Herlichy.

O simulado de emergência contou com a participação do Centro de Operações do Rio, Centro Estadual de Administração de Desastres (CEstAD), concessionárias de outros aeroportos, companhias aéreas, abastecedoras, controle de tráfego aéreo, Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Força Aérea Brasileira, (FAB), Marinha, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio, Polícia Militar, Guarda Municipal, Companhia de Engenharia de Tráfego do RJ (CET-RIO), Secretarias da Ordem Pública, do Turismo, Saúde, Social e Transportes.

Sobre o RIOgaleão
O RIOgaleão assumiu a administração e a operação do aeroporto em agosto de 2014, com contrato de concessão de 25 anos. Até o fim desse período, o RIOgaleão investirá R$ 5,2 bilhões no aeroporto – destes, investimentos de cerca de R$ 2 bilhões já foram concluídos. O objetivo é transformar o Aeroporto Internacional Tom Jobim na porta de entrada para a América Latina. Para mais informações, visite: www.riogaleao.com.


Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented