|

RIOgaleão realiza 1º Mostra Conexão Escola em Tubiacanga


RIOgaleão realiza 1º Mostra Conexão Escola em Tubiacanga ...  



Rio de Janeiro, julho de 2017 O RIOgaleão – Aeroporto Internacional Tom Jobim realizou a 1º Mostra Conexão Escola, feira de sustentabilidade que busca disseminar a preservação do meio ambiente e a realização de atividades educativas sobre o ecossistema. O evento, realizado em Tubiacanga, foi aberto ao público e contou com a presença da comunidade e de jovens estudantes, de 9 a 15 anos, que fazem parte do projeto Conexão Escola. Trata-se de uma iniciativa social do RIOgaleão com objetivo é levar conhecimento sobre meio ambiente, a aeronáutica e os direitos humanos a estudantes que moram próximo ao Aeroporto Internacional Tom Jobim.

- O projeto tem me proporcionado um novo olhar sobre o meio ambiente e o quanto é possível fazer a diferença com atitudes simples no dia a dia. Aprendemos sobre a importância e o cuidado que devemos ter com o ecossistema e a agir de forma sustentável para garantir o nosso futuro. Essa época do ano, por exemplo, temos que ficar alertas quanto à soltura de balões. É crime, polui o meio ambiente e pode causar diversos acidentes com queimadas. Não vale a pena correr esse risco por diversão - reforça a estudante de 10 anos, Júlia Helena dos Santos, que virou monitora do 2º nível no Conexão Escola.

Os jovens expuseram esculturas criadas a partir de resíduos gerados na comunidade onde moram, em Tubiacanga, na Ilha do Governador. Os materiais seriam descartados, mas foram direcionados para o projeto evitando, assim, a poluição no meio ambiente. Com o objetivo de agregar novos conhecimentos socioambientais e oferecer mais entretenimento, diversas empresas apoiaram o evento e promoveram atividades ligadas à temática verde, entre elas:
  • educação ambiental com utilização da técnica de falcoaria (falcões e gaviões);
  • exposição arqueológica;
  • oficinas de compostagem, reciclagem e de jogos;
  • doação de mudas hortaliças e de sacos de terra adubada;
  • teatro ambiental sobre coleta seletiva;
  • exposição de esculturas feitas de resíduos sólidos;
  • exposição de criação de abelhas (sem ferrão);
  • distribuição de gibis sobre educação ambiental;
  • esclarecimentos sobre fauna e segurança aeroportuária
- O Conexão Escola tem mudado a cabeça dos moradores de Tubiacanga. As crianças que participam do projeto repassam tudo o que aprendem para suas famílias e amigos. E ainda chamam a atenção dos mais velhos quando fazemos algo ecologicamente errado. Isso é muito bom porque aprendemos com os mais jovens e aplicamos esse conhecimento no dia a dia, nas nossas vidas. A troca de conhecimento é mútua e muito valorizada - disse a telefonista, Bruna Cristina dos Santos, de 35 anos, mãe da monitora do projeto, Júlia Helena dos Santos.

A 1ª Mostra Conexão Escola teve o apoio do Espaço & Vida, Centro de Preservação de Aves de Rapina (CEPAR), Artefato (Arqueologia e Patrimônio), Comlurb, AME-RIO (Abelhas nativas sem ferrão), Rota Ambiental, SERVIOESTE, Vide Verde e Rizoma. Para tornar a experiência do evento ainda mais agradável e deixar todos energizados, neste sábado à tarde, parceiros do RIOgaleão como DufryDomino’s e Rei do Mate colaboraram com a doação de pacotes do clássico e queridinho biscoito carioca, Globo, garrafas de água mineral e muito mate de sabores variados para os participantes.

Conexão Escola
Projeto socioambiental voltado para crianças em idade escolar de comunidades vizinhas ao RIOgaleão – Aeroporto Internacional Tom Jobim, desde setembro de 2015. O projeto tem como objetivo capacitar Agentes Transformadores para contribuir com a busca de um meio ambiente mais equilibrado e, também, para que multipliquem o conhecimento com a comunidade, contribuindo para o desenvolvimento daquela população.

Sobre o RIOgaleão
O RIOgaleão é formado pela Odebrecht TransPort, Changi Airports International e Infraero. A concessionária assumiu a administração e a operação do aeroporto em agosto de 2014, com contrato de concessão de 25 anos. Até o fim desse período, o RIOgaleão investirá R$ 5,2 bilhões no aeroporto – destes, investimentos de cerca de R$ 2 bilhões já foram concluídos. As obras do aeroporto foram conduzidas por um consórcio liderado pela Odebrecht. A Changi Airports International traz para o RIOgaleão sua experiência em operações aeroportuárias. Changi Airport Group, empresa controladora, é responsável pela operação e gestão de Singapore Changi Airport, o aeroporto mais premiado do mundo. As duas empresas se uniram para transformar o Aeroporto Internacional Tom Jobim em uma icônica porta de entrada para a América Latina. Para mais informações, visite: www.riogaleao.com.


Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented