|

É preciso falar sobre saúde mental dentro da aviação


É preciso falar sobre saúde mental dentro da aviação ...  


Dublin, Irlanda, Maio de 2017 - Hoje em dia, cuidar da saúde física está cada vez mais em pauta, mas pouco se fala sobre a importância de cuidar da saúde mental, principalmente na área da aviação onde profissionais como pilotos, copilotos e comissários de bordo, muitas vezes são submetidos a muita pressão e não possuem disponibilidade para fazer terapia em um consultório físico, ou quando sofrem de depressão e ansiedade, ocultam as doenças das companhias e das autoridades aéreas com receio de terem sua carreira interrompida. Além disso, há a questão da “saudades” de casa, distância dos familiares, horários rigorosos e etc.

Segundo o estudo de Anthony Evans, Departamento de Medicina da Organização Civil Internacional da Aviação, de novembro de 2013, há déficits graves no acompanhamento dos pilotos em matéria de saúde mental. Cerca de 60% dos pilotos que sofrem algum tipo de depressão decidem continuar a voar, sem comunicar aos empregadores. De acordo com o inquérito anônimo para 1826 pilotos de mais de 50 países realizado pela Universidade de Harvard no ano de 2015, 12.6% dos pilotos inquiridos se encontra dentro do padrão de depressão provável e 4.1% numa situação mais grave.

Ainda neste tema, fizemos uma pesquisa (embalados pelo mês do trabalho) sobre as principais queixas das pessoas que procuram por terapia quando o tema é trabalho. Na verdade, eles fizeram uma pesquisa com a base de psicólogos deles e detectaram algumas coisas:

  • 80% das pessoas que procuram terapia, o fazem por questões relacionadas ao trabalho;
  • Da base, 20% dos profissionais afirmam ter casos relacionados a trabalho;
  • Os temas mais citados são: desmotivação porque o trabalho atual já não faz sentido; conflitos no ambiente de trabalho com colegas e superiores, gerando estresse e exaustão; além do medo de mudar e dificuldade de transição de carreira;
Para maiores informações, acesse o Zenklub, uma plataforma que reúne diversos profissionais de psicologia para atendimento online. Tudo com o endosso dos Conselhos Federal e Regional de Psicologia. A plataforma vem crescendo significativamente pois, alia o profissionalismo com a acessibilidade, uma vez que é possível desfrutar de sessões de terapia onde e quando quiser, sem locomoção ou grandes custos.


Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented