|

Victrex apresenta solução integrada de polímero para indústria aérea chinesa


Victrex apresenta solução integrada de polímero para indústria aérea chinesa ...


Material 30% mais leve substitui peças de sustentação de alumínio no piso do jato ARJ21 da COMAC. Troca não compromete desempenho e segurança da aeronave ...

Para o desenvolvimento de suportes eficientes e duráveis do piso em seu novo jato regional ARJ21, a COMAC (Commercial Aircraft Corporation of China, Ltd.) passa a contar com os serviços da Victrex. Líder global em polímeros termoplásticos, a empresa fornecerá peças de alta performance VICTREX PAEK* para a indústria chinesa, além de análise de simulação, ferramentas para otimização do projeto e suporte de processamento no local.

Como vantagem, as aeronaves terão maior liberdade de concepção, facilidade de manufatura e menos peso, em relação ao alumínio tradicionalmente usado. O ARJ21 (Advanced Regional Jet for the 21st Century – Jato Avançado Regional para o século 21) da COMAC é um tipo de jato turbo-hélice regional de curto a médio alcance.

No ARJ21, as cargas são suportadas por vários sistemas, incluindo vigas estruturais. Os suportes, antes feitos de alumínio, eram posicionados sobre as vigas para sustentar o piso da aeronave. A nova solução promove o aumento da eficiência da produção via rápida moldagem por injeção, contribuindo para mais eficácia do jato regional por meio da redução de peso e melhorias no projeto que simplificam o processo de instalação.

Suporte e expertise que vão além do polímero - "Hoje, a redução de peso resultando em maior eficiência do combustível, são fatores absolutamente essenciais e críticos para o sucesso. Este é um conhecimento comum na indústria aeroespacial, mas o potencial e eficiência de processamento de polímeros de alto desempenho não são. Como consequência, temos recebido apoio da Victrex por meio de especialistas com conhecimento do material e fabricação em PEEK. Durante o processo de design, por exemplo, a sua equipe técnica ofereceu apoio extenso e valioso", observou Bai Jie, líder da equipe de Suportes na COMAC.

A análise de simulação, além das ferramentas para otimização do projeto e soluções no local foram especificamente fornecidas pela Victrex como parte dos seus serviços estendidos. Em termos de engenharia, cada um dos suportes resultantes apresenta:

  • Capacidade de carga de até 6.000N;
  • Variação de temperatura de funcionamento de -55°C a 135°C;
  • Cumprem os requisitos FAR 25.853 para chama, fumaça e toxicidade;
  • Leveza (30% menor em comparação com um suporte de alumínio correspondente);
  • Substituto viável para a mesma peça fabricada em metal;

A tolerância de distorção de menos de 0,2 milímetros é considerada ideal para a instalação no caso da aeronave ARJ21. Além disso, em uma indústria onde a segurança e a confiabilidade são pré-requisitos absolutos, os suportes de piso são extremamente duráveis e oferecem ciclo de vida econômica de 30 anos.

COMAC melhora a eficiência operacional – O objetivo da COMAC com os novos investimentos da Victrex é que as companhias aéreas substituam aeronaves regionais menores pelo novo jato ARJ21. A ideia é permitir que mais passageiros façam vôos diretos para destinos de longa distância dentro da China. As aeronaves de grande porte poderiam ser substituídas para aumentar a frequência dos voos e melhorar a eficiência operacional alinhada com as companhias aéreas e as necessidades dos passageiros.

A mudança de metais para polímeros de alta performance está consolidada no mercado aeroespacial. O VICTREX PEEK é excelente escolha para a fabricação de suportes e pode ser utilizado em componentes que necessitam de bom equilíbrio entre resistência e ductilidade, resistindo à corrosão, com classificação baixa para chama/fumaça/toxicidade enquanto mantendo-se como não condutor.

* PAEK, Poliariletercetona, uma família de termoplásticos de alta performance tais como o VICTREXTM PEEK

Sobre a Victrex
Com base no Reino Unido, a Victrex é um fornecedor global inovador e líder mundial de soluções de polímeros de alta performance para a indústria aeroespacial, automotivo, eletrônico, de energia e indústrias médicas. Todos os dias, milhões de pessoas dependem de produtos e aplicações que contenham nossos polímeros - desde telefones inteligentes, aviões e carros até dispositivos médicos e instalações de petróleo e gás. Com experiência de mais de 35 anos, nós fornecemos soluções tecnológicas de ponta que moldam o desempenho futuro para os nossos clientes e mercados e que geram valor para os nossos acionistas. Mais informações estão disponíveis on-line em www.victrex.com


Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented