|

Tecnologia australiana inova a forma de acompanhar os jogos olímpicos de 2016



Tecnologia australiana inova a forma de acompanhar os jogos olímpicos de 2016 ...

Durante as Olimpíadas do Rio, fãs de esportes outdoor como ciclismo de estrada, maratona e triatlo poderão conhecer o percurso dos atletas em vídeos de realidade aumentada. A versão 3D das rotas que serão percorridas pelos atletas durante as competições foi criada pela startup australiana Doarama e traz ao público dados como velocidade, altitude e relevo, para que ele próprio vivencie a experiência do esportista. Criada em 2013, a plataforma é fruto da parceria do ator hollywoodiano Chris Cooper, que queria visualizar em 3D suas corridas de bicicleta, e a Data61, braço da CSIRO, órgão nacional de pesquisas cientificas da Austrália. A empresa fez sucesso durante o Tour da França deste ano, inovando a maneira de acompanhar competições esportivas.

O software Doarama foi desenvolvido com foco em atividades terrestres que requerem  do praticante  noção do terreno, obstáculos, entre outras variáveis que interferem na prova.  Para o engenheiro de software da Data61, Pete Field, responsável pelo desenvolvimento do programa, o uso da plataforma para acompanhar esportes outdoor e radicais é apenas uma das utilidades da Doarama. “Praticantes de wingsuit, paraquedas e parapente, além de compartilhar vídeos em 3D de suas aventuras, utilizam a plataforma para  reunir dados estatísticos e melhorar seu desempenho”. Versátil, a ferramenta também começou a ser utilizada por pesquisadores para acompanhar a rota de imigração de algumas espécies de pássaros.

Atualmente são mais de 800 mil vídeos disponíveis no site da Doarama e diversas modalidades que dão ao público a possibilidade de participar das experiências vivenciadas pelos esportistas. “Todo conteúdo gerado é interativo, os espectadores podem mover o vídeo para ver melhor o terreno. Organizadores de grandes eventos esportivos e atletas podem utilizar os dados para um melhor preparo ou treino. São várias as possibilidades. E isso tudo disponível on-line, compartilhado nas redes sociais”, ressalta Fields.

De maneira prática, os vídeos são gerados a partir do upload das rotas de GPS salvas durante a atividade (isso pode ser feito em alguns app´s específicos para esportes). Depois de pronto, o conteúdo fica salvo no site e é possível compartilhar nas redes sociais ou até mesmo disponibilizá-lo em outro website.

Os trajetos das competições olímpicas estão disponíveis no site da Doarama e mostram detalhes do percurso como terreno, altitude, relevo, distância e o tempo médio que deve ser percorrido pelo atleta.

Serviço
Para acesso à plataforma e modalidades dos Jogos do Rio:
Maratona - doarama.com/view/847933
Ciclismo de Estrada Feminino - doarama.com/view/847908
Ciclismo de Estrada Masculino - doarama.com/view/847911
Triatlo - doarama.com/view/847916

Sobre a Doarama
Doarama foi originalmente criado pelo ator hollywoodiano Chris Cooper, que queria visualizar em 3D suas corridas de bicicleta, e a Data61, empresa pertencente à Organização de Pesquisa da Comunidade Científica e Industrial da Austrália (no original, CSIRO - Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation). Fundada em 2013, em Sydney, Austrália, a plataforma difere-se de mapas 2 D ao permitir que atletas de esportes outdoor e radicais visualizam suas rotas em formato 3D. Os fãs desses esportes também podem acompanhar de perto a experiência dos esportistas. Além do mapeamento esportivo, o site tem sido utilizado por cientistas, acadêmicos e biólogos em pesquisas. Site: http://doarama.com/ 

Sobre a Austrade
A Austrade é a agência de promoção de comércio e investimentos do governo australiano. Por meio de uma rede global de escritórios, auxilia as empresas australianas a expandirem seus negócios internacionais, atrai investimentos diretos estrangeiros produtivos para a Austrália e promove o setor educacional da Austrália internacionalmente. Site: www.austrade.gov.au/Local-Sites/Brazil


Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented