|

Aeroporto de Pelotas completa 87 anos de operações

Pelotas-2


Aeroporto de Pelotas completa 87 anos de operações ...

O Aeroporto Internacional de Pelotas/João Simão Lopes Neto (RS) completou em 8/5, 87 anos de operações. Fundado em 1927, o terminal surgiu como uma pequena estação de passageiros construída pela Varig, em madeira de lei, às margens do Rio São Gonçalo.

      O voo inaugural no então terminal de madeira foi realizado em 8 de maio de 1929, por um hidroavião da Varig modelo DORNIER, para seis passageiros.

      O terminal de passageiros remonta a história da aviação na região de Pelotas desde a década 20. No entanto, apenas em 1980 o V COMAR passou o aeroporto à jurisdição da Infraero. No saguão principal do aeroporto, os passageiros podem apreciar a maquete da edificação de madeira, que fica em exposição permanente.

      Atualmente, o terminal recebe dois voos regulares por dia da companhia Azul - que liga Pelotas a Porto Alegre, em um horário que permite conexão para o resto do país e, das conexões internacionais com a TAP, que liga o aeroporto tanto à América do Norte como à Europa.

      “O Aeroporto de Pelotas é muito promissor em função da região em que está inserido. Ele atende 11 municípios com uma população total de 1,3 milhão de habitantes”, destacou o superintendente do terminal, Francisco de Assis Camejo. Gaúcho de nascimento, o superintendente está há três anos em Pelotas e sempre fala com carinho da cidade.

“A adaptação foi muito boa e muito fácil. Pelotas é uma cidade muito agradável. Assim que cheguei procurei fazer um trabalho de integração entre o aeroporto e a comunidade, entramos em contato com a prefeitura e com o empresariado da cidade. Então há um apoio muito grande. O aeroporto está integrado à comunidade, que o reconhece como uma ferramenta que é um diferencial na economia de pelotas e da região”.

   Comemorações
      Para comemorar a data, durante todo o mês de maio, os passageiros puderam apreciar uma exposição fotográfica. Foi instalado no saguão uma tela que reproduziu fotos, notícias e acontecimentos importantes do aeroporto. Para encerrar as comemorações, no dia 31 de maio – data do aniversário da Infraero, houve uma solenidade com pronunciamento do superintendente, benção do Padre Ademar Schuller, café da manhã, cerimônia de entrega de placas, homenagem a ex-empregados e coquetel de encerramento.

   Aeroporto em números
      O Aeroporto de Pelotas conta com um sítio de 2.760.000 milhões de m² (2,76 k m²). O terminal de passageiros tem 1.052 m² de área e capacidade para 120.000 passageiros/ano. Em 2015, foram registrados 48.944 embarques e desembarques.

      Em 9 de abril de 2015 foi publicada a lei 13113 que denominou oficialmente o aeroporto como "Aeroporto Internacional de Pelotas/RS – João Simões Lopes Neto".


Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented