|

ANAC participa da maior feira de “drones” da América Latina



ANAC participa da maior feira de “drones” da América Latina ...

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) participou em 10/05 da segunda edição da feira DroneShow LA, maior evento latino americano sobre o mercado e desenvolvimento de RPAS. Participou desta edição, como palestrante, o gerente de processos normativos da ANAC, Roberto Honorato.

 Na sua exposição, Honorato discorreu sobre o escopo do normativo que foi apresentado à sociedade em setembro passado, quando o texto entrou em audiência pública.  O gerente fez questão de reforçar a importância das nomenclaturas e o prejuízo que a palavra genérica “Drones” traz ao setor, tendo em vista os diferentes nichos operacionais.

Outro ponto destacado por Honorato é a classificação dos equipamentos em até 25kg, até 150kg e maior que 150kg, e as classes 3, 2 e 1 respectivamente, todas elas com especificações próprias.

Participou também da palestra de abertura o capitão Leonardo Haberfeld, do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). Haberfeld apresentou as formas de acesso de um Rpas ao espaço aéreo brasileiro, enfatizando a ICA 100-40 que normatiza essa autorização. Ele explicou, ainda, os procedimentos junto à ANATEL, ANAC e Decea e adiantou que a portaria que regulamenta aeromodelismo deve ser substituída em breve.

Dentre as novas possibilidades está a criação de zonas de recreação para aeromodelismo dentro de áreas povoadas. Hoje, a regulamentação só permite a operação em áreas não povoadas. A nova regra permitirá a destinação de áreas, como parques, por exemplo, onde seria permitido operar aeromodelos.

Pesquisa recente da MundoGeo, com cerca de quatro mil pessoas, questionou quais tipos de operações são realizadas pelos donos de Vants,  25% dos entrevistados disseram utilizar apenas para lazer,  outros 25% para trabalho e 50% para ambos,  ou seja, o escopo da regulamentação tem de abarcar todos essas aplicações.

Este ano a DroneShow contou com 70 expositores e mais de 100 marcas.


Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented