|

ANAC - “Modo Avião” liberado durante todo o voo



ANAC - “Modo Avião” liberado durante todo o voo ...

Brasília, abril de 2016 - Passageiros de três companhias aéreas brasileiras já podem usar aparelhos eletrônicos durante todas as fases do voo, em “modo avião”.  A autorização aconteceu após a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) publicar a Instrução Suplementar (IS) nº 91.21-001, que há pouco mais de um ano simplificou os processos de solicitação da permissão. 

As companhias Gol Linhas Aéreas Inteligentes, Tam Linhas Aéreas e, na última semana, a Avianca, já estão autorizadas. A Azul Linhas Aéreas Brasileiras tem autorização para a função em voo cruzeiro, mas já está com o processo em fase adiantada para obter a autorização completa. 

Os passageiros da Gol foram autorizados a utilizar seus aparelhos celulares para fazer chamadas (modo transmissão) após o pouso, assim que as aeronaves iniciam os procedimentos de táxi para o pátio. A autorização para o uso de dispositivos eletrônicos portáteis (PED) durante o voo é uma demanda antiga tanto dos passageiros quanto das companhias aéreas, mas as empresas encontravam dificuldades para assegurar que o uso desses equipamentos não causasse interferências nos sistemas de comunicação e navegação de suas aeronaves. 

A Instrução Suplementar publicada pela ANAC auxilia as empresas nesta demonstração, e apresenta um método padronizado e aceitável pela Agência para que os dispositivos possam ser usados em todas as fases do voo.
Os aparelhos em “modo avião” permitem ao usuário utilizar quase a totalidade das funções do equipamento. A função bloqueia, no entanto, a transmissão de sinais, wi-fi e bluetooth que podem causar interferências nos sistemas da aeronave.

É importante ficar atento aos avisos de segurança dos comissários de bordo, pois eles darão as instruções detalhadas do tipo de operação que cada empresa está autorizada.

 Veja mais detalhes  sobre a liberação no site de cada companhia em:

Gol
Tam 
Avianca 


Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented