|

Pilotos da Esquadrilha da Fumaça assistem à palestra sobre locução em eventos aéreos



Pilotos da Esquadrilha da Fumaça assistem à palestra sobre locução em eventos aéreos ...

Com o intuito de aprimorar as narrativas feitas em demonstrações aéreas pelos pilotos da Esquadrilha da Fumaça, o narrador Oswaldo Gonçalo Nogueira Ramos, mais conhecido como “Vadico”, apresentou palestra à equipe na tarde do dia 16 de fevereiro, no auditório do Esquadrão. Ele expôs uma série de estratégias para melhorar a locução.

“Apresentei técnicas de narrativa, de improvisação, dinâmicas na narração, história sobre como surgiu a narração em demonstrações aéreas e o início desta história na aviação brasileira”, explicou Vadico. Além desses temas, há outros mais modernos, como técnicas de instrução de regulagem de equipamentos de som, apresentação de programas de música, o uso de microfone, trilha musical e cálculo da qualidade do som pelo número de pessoas no local.

Vadico apresenta mais de 20 anos de experiência na área. Sua primeira narração aconteceu na sua cidade natal, em Tietê/SP, em evento aéreo do qual participou a Esquadrilha da Fumaça.

A sua locomoção para os eventos – de forma a possibilitar suas narrações – é feita a bordo do “motor-home” que, segundo ele, é um “caminhão que apresenta tudo o que se pode precisar em uma viagem como essas. É uma residência com geladeira, fogão, sofá e até estúdio e estação meteorológica”. Seu “motor-home” apresenta a inscrição igual a de uma aeronave civil: “PT-Dino”.

Antes de ser apresentador de eventos aéreos, ele já tinha intimidade com os palcos, pois era baterista da Banda de Música do 2º Grupo de Artilharia de Campanha Leve – Regimento Deodoro, em Itu/SP, do Exército Brasileiro. Ainda militar, também trabalhou na área de Comunicação Social do quartel.

Depois começou a apresentar eventos de aeromodelismo e também foi narrador da Esquadrilha Onix. Atualmente, faz locução em vários “Portões Abertos” da Força Aérea, como, por exemplo, o famoso “Domingo Aéreo” da Academia da Força Aérea, onde a Esquadrilha da Fumaça se apresenta, geralmente, duas vezes no dia.


Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented